domingo, 23 de fevereiro de 2014

Assim é a vida... E a aposentadoria chegou...

Daqui a pouco a página vira, o cenário muda...
Novos ventos,
nova brisa,
novos ares,
novos mares...



Aos queridos colegas, funcionários, educadoras especiais, monitores, voluntários, pais, alunos e equipe gestora da  Escola Assis Brasil!!!

Não acredito em despedidas. Creio em fases da vida que, por estarem acabando dão lugar a outra que chega, nova e desafiadora. Uma fase da minha vida, que é a de funcionária da Prefeitura Municipal chega ao fim. Aposentei. Perguntam o que sinto e minha vontade é de dizer aquele antigo clichê: missão cumprida. Não é verdade, minha missão na Escola Assis Brasil não foi cumprida. Cumprido foi só o tempo. Ainda há tanto por fazer...e muita gente boa, que ainda está na ativa, completará esta missão que não é só minha, mas sim dos educadores de São Francisco de Assis.

  Nossa vida é constituída de etapas, momentos e aprendizagens. Certa vez, lendo algo sobre Vygotsky, ele dizia: "Não ensinamos nada a ninguém, apenas orientamos e a aprendizagem se dá quando no agir espontâneo do outro a transformação acontece".
Assim tentei fazer: orientei, observei e percebi algumas mudanças, mas aprendi muito também e me transformei através do modo de agir, pensar...
Foi muito bom, passei para outro momento da vida, mas se tivesse que recomeçar faria tudo de novo, é certo, com algumas transformações, acompanhando o tempo. Com a equipe da grande família Assis Brasil, passei boa parte da vida aprendendo e crescendo – 32 anos.
Chegou o momento de seguir a viagem sozinha... Que as experiências compartilhadas no percurso até aqui sejam a alavanca para alcançarmos a alegria de chegar ao destino projetado. A minha saudade e a minha esperança de um reencontro aos que, por vários motivos, nos deixaram, seguindo outros caminhos. O meu agradecimento àqueles que, mesmo de fora, mas sempre presentes, me desejaram o  bem e me apoiaram nos bons e nos maus momentos. Dividam comigo  os méritos desta conquista, porque ela também pertence a vocês.  Que essa despedida seja um eterno reencontro.

Saudades????? Sentirei desta Escola. De todas as conversas e risadas jogadas ao vento, De tudo o que vivi e passei nestes anos de convivência sadia. Dividi sorrisos, lágrimas e expectativas futuras...Pode ser, que nos separemos, e que talvez nem nos reconheçamos daqui alguns longos anos...Mas valeu a experiência de ter compartilhado momentos que ficarão para a vida toda. Aqui tive meus momentos por 32 anos, melhor impossível!  Saudades? SEMPRE... REVIVER? Na mente e em encontros com colegas.  VOLTAR?  Não mais, pois a vida segue como um rio, seu curso.  
A todos o meu mais profundo agradecimento pelas aprendizagens que vocês me proporcionaram. Foram momentos inesquecíveis aqui vivenciados, dos quais não esquecerei jamais... Contei com uma equipe docente de primeira qualidade e posso me orgulhar hoje, de ter feito parte desta escola tão especial.
A vocês, equipe gestora, que darão continuidade ao nosso projeto coletivo,  peço a Deus que vos dê forças para levarem adiante e fazerem da melhor forma possível o que eu não consegui.
Aos alunos e pais, sei que poderia ter feito muito mais...infelizmente fiz apenas o que foi possível nestes anos. Se eu pudesse, ahhh... se eu pudesse faria até o impossível para que a educação  atingisse os mais altos níveis de qualidade.
Agradeço aos amigos da esfera pública independente de política partidária, a todos que colaboram com as questões pertinentes à Escola.
Agradeço a Deus pela oportunidade de ter trabalhado nesta Escola, pela proteção no desenvolvimento do  trabalho diário e do meu corpo quando em descanso.
À minha família, obrigada pela paciência que tiveram comigo nestes anos. Agora está na hora de curtir, de colher o que plantei.

Aprendi muito. Inclusive que nunca vou parar de aprender!

Valeu cada dia, cada minuto. Boa sorte a todos!!!!!!

Obrigada!!!!

Com carinho, um grande beijo no coração de cada um de vocês!!!!


Izabel Cristina Vielmo (Ita) 
Diretora  Aposentada da EMEF Assis Brasil
Fev/2014