AEE


2013
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SÃO FRANCISCO DE ASSIS
E. M. E. F. ASSIS BRASIL MARTINS BITENCOURT
SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)

Função do AEE: identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos considerando suas necessidades específicas.


Onde é desenvolvido: nas salas de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra de ensino regular, devendo ocorrer no turno inverso da escolarização, não sendo substitutivo às classes comuns.


Público-alvo: alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial; alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras (Autismo Clássico, Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância (Psicoses) e Transtornos Invasivos sem outra especificação); alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas de conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.

Atribuições do professor da sala comum: identificação das necessidades educacionais especiais do aluno; levar à direção/coordenação dados sobre as condições de aprendizagem do aluno; participação das reuniões de estudo de caso, realizadas na escola; análise de casos junto com a coordenação, para fazer os encaminhamentos para avaliações/ atendimentos complementares; organização do espaço físico da sala de aula para atender às necessidades educacionais do aluno; utilização de recursos e materiais pedagógicos adaptados, seguindo orientação de outros profissionais; acompanhamento do desenvolvimento do aluno, por meio de avaliações e registros sistemáticos; orientação às famílias dos alunos, para envolvê-las no processo de avaliação e escolarização; fazer modificações nos conteúdos, na metodologia, nas estratégias de ensino e instrumentos de avaliação, garantindo a participação efetiva do aluno nas atividades.

E do professor do AEE: elaboração, execução e avaliação do plano de AEE do aluno; definição do cronograma e das atividades do atendimento do aluno; organização de estratégias pedagógicas e identificação e produção de recursos acessíveis; ensino e desenvolvimento das atividades próprias do AEE, tais como: libras, braille, orientação e mobilidade, língua portuguesa para alunos surdos, informática acessível; comunicação alternativa e aumentativa – CAA, atividades de desenvolvimento das habilidades mentais superiores e atividades de enriquecimento curricular; acompanhamento da funcionalidade e usabilidade dos recursos de tecnologia assistiva na sala de aula comum e ambientes escolares; articulação com os professores das classes comuns, nas diferentes etapas e modalidades de ensino; orientação aos professores do ensino regular e as famílias sobre os recursos utilizados pelo aluno; interface com as áreas da saúde, assistência, trabalho e outras.


E os pais/família ou responsáveis: organizar-se para cobrar da sociedade a garantia de seus direitos, desenvolver valores hábitos e ideias sobre as coisas e o mundo para promover a compreensão da diversidade e favorecer a inclusão social e a aprendizagem da pessoa com deficiência; estar presentes em todos os momentos escolares e sociais, participar das decisões, comprometerem-se com a vida escolar do filho participando ativamente desse processo apoiando o professor, lutar por melhores condições de vida para todos. A construção de uma sociedade inclusiva começa na família e os pais são os principais agentes.

Na Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Assis Brasil Martins Bitencourt  são atendidos 30 alunos com deficiências e /ou transtornos uma ou duas vezes na semana atendendo as necessidades de cada aluno.




Responsáveis pelo AEE

Francisca de Freitas Jaques
Simone Barbieri
                                                                                                                              Vanessa Lemos Amorim


2012

Escola Assis Brasil e AEE 

O que é o AEE - Atendimento Educacional Especializado?



O Programa concretizado pela Secretaria de Educação e Prefeitura Municipal foi viabilizado através do processo de inclusão do município de São Francisco de Assis ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE/MEC), em consonância com o Plano de Ações Articuladas (PAR) e em parceria com o MEC, o que possibilitou a vinda destas Salas de Recursos para o nosso município, propiciando esta modalidade de ensino.
O AEE é um Atendimento direcionado para atender cada deficiência, um serviço da Educação Especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminam as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas.
O AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno, visando a sua autonomia na escola e fora dela, não se confunde com reforço escolar. Esse atendimento tem funções próprias do ensino especial, as quais não se destinam a substituir o ensino comum e nem mesmo a fazer adaptações aos currículos, às avaliações de desempenho e outros.

Alunos atendidos no AEE 

a)Educando com deficiência: aquele que tem impedimento, de longo prazo, de natureza física, intelectual, mental ou sensorial;
b)Educando com transtornos globais do desenvolvimento: aquele que apresenta um quadro de alteração no desenvolvimento psicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras, incluindo-se educandos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outras especificações;
c)Educando com altas habilidades/superdotação: aquele que apresenta um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.

O AEE deve se articular com a proposta da escola comum, embora suas atividades se diferenciem das realizadas em salas de aula de ensino comum.
Desde março de 2011 os alunos da rede municipal, que se encaixam no perfil do AEE, são atendidos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Assis Brasil Martins Bitencourt. Os atendimentos são feitos pelas Educadoras Especiais Vanessa Amorim e Simone Barbieri e pela psicopedagoga Francisca Jaques, no turno oposto em que o aluno estuda. Também contamos com a parceria da Escola Especial Romeu Dedé Ribeiro, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação e Cultura com Psicólogos, Fonoaudióloga, Neurologistas, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Assistente Social e Serviço de Orientação Educacional, da Escola, com a professora Martha Valença.