Programas

Projeto  do Programa Mais Cultura da Escola Assis, elaborado em 2013, selecionado pelo MEC, para ser executado em 2014





Os Ministérios da Cultura e Educação já selecionaram os 5 mil  Projetos de Atividades Culturais para serem desenvolvidos nas escolas públicas de Ensino Fundamental e Ensino Médio habilitadas para participarem do Projeto Mais Culturas nas Escolas em 2014. As escolas selecionadas integram os Programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador do Ministério da Educação.

O Programa Mais Cultura nas Escolas, uma parceria dos Ministérios da Cultura e da Educação, tem investimento de R$ 100 milhões em sua primeira etapa e cada projeto selecionado receberá entre R$ 20 mil e R$ 22 mil para desenvolver as atividades culturais.

O Mais Cultura Nas Escolas pretende potencializar processos de ensino e aprendizado por meio da democratização do acesso à cultura e da integração de práticas criativas e da diversidade cultural brasileira à educação integral.
                             


Dentre os projetos selecionados está o da Escola Assis Brasil Martins Bitencourt, da Cidade de São Francisco de Assis, Projeto: CULTURA AFRO-BRASILEIRA, NOSSAS RAÍZES,que terá uma iniciativa cultural desenvolvida pelo representante do Grupo Camboatá Região Centro-Sul. Depois de 8 anos de trabalho com capoeira na cidade, Gioni Rodrigues (Graduado Fantasma), obteve resultado. Mesmo com muitas dificuldades, mas com muito apoio da comunidade, a Escola de Capoeira Camboatá (São Francisco de Assis) participou do 2º Campeonato Estadual de Capoeira com 13 competidores e obteve um ótimo desempenho, colocando uma das alunas (Patrícia Ribeiro) em 2º lugar no estado. Patrícia Ribeiro (Alegria) já faz parte da escola Camboatá desde o seu inicio na cidade, obtendo agora o resultado de seu esforço. A Escola oferecerá atividades de formação cultural e aprendizado que valorizam o conjunto de manifestações culturais que contenham elementos das culturas africanas e cultura afro-brasileira (música, dança, folclore, festas, culinária, linguagem, entre outros) 
                           
A relevância do  projeto  destina-se a enfrentar o problema social, prevendo transformações positivas, em termos de melhoria da qualidade de vida dos alunos, a partir do momento em que dá condições para que eles sejam atendidos em uma ação socioeducativa, onde o lazer e a cultura sejam os elementos de inclusão social, proporcionando aos alunos participantes o acesso à cultura popular e favorecendo a livre expressão da criatividade.


PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

O que é o Programa  Mais Educação?  


O Programa Mais Educação foi instituído pela Portaria 
  n. º  17/2007 e  in teg r a   a s   a ções  do P l ano de 
Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do 
Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a 
organização curricular, na perspectiva da Educação Integral. 
Trata-se da construção de uma ação intersetorial entre as 
políticas públicas educacionais e sociais, contribuindo, desse modo, 
tanto para a diminuição das desigualdades educacionais, quanto para 
a valorização da diversidade cultural brasileira. Por isso coloca em 
diálogo as ações empreendidas pelos Ministérios da Educação – MEC, 
da Cultura – MINC, do Esporte – ME, do Meio Ambiente – MMA, do 
Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, da Ciência e da 
Tecnologia – MCT e, também da Secretaria Nacional de Juventude e 
da Assessoria Especial da Presidência da República, essa última por 
meio do Programa Escolas-Irmãs, passando a contar com o apoio do 
Ministério da Defesa, na possibilidade de expansão dos fundamentos 
de educação pública.
Essa estratégia promove a ampliação de tempos, espaços, 
oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar 
entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes
 atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores. 
Isso porque a Educação Integral, associada ao processo de escolarização, 
pressupõe a aprendizagem conectada à vida e ao universo de 
interesse e de possibilidades das crianças, adolescentes e jovens.
O ideal da Educação Integral traduz a compreensão do direito 
de aprender como inerente ao direito à vida, à saúde, à liberdade, 
ao respeito, à dignidade e à convivência familiar e comunitária e 
como condição para o próprio desenvolvimento de uma sociedade 
republicana e democrática. Por meio da Educação Integral, 
se recoO Programa Mais educação passo a passo busca, de forma 
dialogada, apresentar “ doze indicações” para a promoção de sua 
tecnologia educacional. O objetivo deste material é convidar você a 
refletir sobre a implementação da educação integral na sua escola, 
procurando desenvolver uma educação que extrapola os muros da 
escola e vincula o processo de ensino-aprendizagem à vida.
O tema Passo a Passo traz expectativas de um esclarecimento 
imediato e objetivo ao leitor, principalmente tratando-se de um 
diretor que está assoberbado de trabalho e responsabilidade na 
prática diária.
A partir da leitura do Programa Mais Educação passo a passo, 
você verá o funcionamento do Programa e como implantá-lo na sua 
escola com sucesso, demonstrando como é possível promover a 
qualidade social da escola de tempo integral nas escolas brasileiras. 
Espera-se, portanto, que este manual inspire sua prática e o conduza 
a promoção de uma educação diferenciada, cativante e que 
compreenda o ser humano em todas as suas dimensões.   
Secretaria de Educação Continuada,  
Alfabetizada e DiversidadeMais Educação

 Como funciona o Programa Mais Educação?


O   Pro g r ama  M a i s  Ed u c a ç ã o  é  o p e r a c i o n a l i z a d o  p e l a 

Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade 
(SECAD), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB), 
por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do Fundo 
Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para as escolas 
prioritárias. As atividades fomentadas foram organizadas nos 
seguintes macrocampos : 

Acompanhamento Pedagógico;  

• Meio Ambiente;
• Esporte e Lazer;
• Direitos Humanos em Educação;
• Cultura e Artes;
• Cultura Digital; 
• Promoção da Saúde;
• Educomunicação;
• Investigação no Campo das Ciências da Natureza;
• Educação Econômica. 

A Escola oferece as oficinas de Letramento, Matemática, Canto/Coral, Xadrez e Capoeira.


PROGRAMA A UNIÃO FAZ A VIDA



Objetivo

Construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes, em âmbito nacional.

Princípios

Os princípios orientam o Programa, projetam sua visão de mundo e a compreensão sobre o modo de organização econômica e social que deseja reafirmar:
  • Cooperação
  • Cidadania

Mascote

As abelhas habitam praticamente todos os lugares do mundo, desde regiões muito frias, atingindo latitudes de até 65º ao norte, até desertos secos e quentes, matas tropicais úmidas e ilhas oceânicas. Assim como as abelhas, o Programa A União Faz a Vida se estabelece na dimensão nacional, de forma flexível e adaptável às diferentes realidades educacionais e, através dos Projetos desenvolvidos pelas Crianças e Adolescentes, transforma o mundo.
As abelhas apresentam diferentes padrões de comportamento social, envolvendo diferentes combinações de características: castas, divisão de tarefas, superposição de gerações e trabalho cooperativo. As abelhas cooperadas desempenham diferentes atividades dentro de seu grupo, especialmente as ligadas à construção das células e aos mecanismos de defesa da colméia. Os Agentes, nas suas diferentes responsabilidades no Programa, devem, sem exceção, adotar atitudes e valores de cooperação e cidadania no seu dia-a-dia e, assim como as abelhas nas suas colméias, garantir a construção de uma sociedade mais cooperativa e empreendedora no futuro.
Símbolo de cooperação e trabalho, a abelha é a legítima mascote para o Programa a União Faz a Vida, fortalecendo ainda, com o símbolo do cooperativismo no peito, a sua identidade com a Educação Cooperativa.