ESCOLA: UM LUGAR PARA CRESCER, APRENDER
E SE TORNAR CIDADÃO
Cooperativa SICREDI: Vale do Jaguari
Cidade/Sede: São Francisco de Assis
Assessora de Programas Sociais: Roseli Esmério Ribeiro
E-mail de contato: roseli_esmerio@sicredi.com.br
Assessora Pedagógica:
Márcia Gomes
E-mail para contato: marciagomes_stgo@yahoo.com.br
1. DADOS DA INSTITUIÇÃO
1.1.Dados da Instituição
Educacional:
·
Nome:E.M.E.F. ASSIS BRASIL MARTINS BITENCOURT
·
Município: São Francisco de Assis
·
Estado: RS
·
Coordenadora Regional do Programa: Fátima Paines
·
E-mail para contato: escolaassisbrasil@hotmail.com
·
Crianças e Adolescentes atendidas pela Instituição
(número):541
·
Nº total de Educadores: 44
·
Nº de Apoiadores: Pais e comunidade em
geral
1.2. Um pouco da história da
instituição, do seu funcionamento, comunidade onde se insere e outros aspectos
importantes:
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Assis Brasil Martins
Bitencourt fundada em 21 de outubro de 1988, localizada na rua 13 de Janeiro,
1415, no bairro Centro, conta com uma clientela oriunda de todos os bairros
do município e da zona rural. Oferece
Educação Infantil e Ensino Fundamental de 9 anos. É dirigida pelas professoras
Izabel Cristina Vielmo e Roselaine Lamberti da Silva.
Nossa Filosofia: Educar para a humanização, construindo
conhecimento, formando cidadãos críticos, solidários, responsáveis e
participativos, capazes de contribuir para a transformação da realidade, no sentido
de construir uma sociedade democrática e justa.
2. Âmbito do Projeto
( ) Turma(s) /
Grupo(s)
(X) Escola(s) / Instituição(ões)
( ) Município(s)
2.2 Objetivo Geral
Proporcionar um ambiente de estudos que
valorize, em primeiro lugar, a interação de conhecimentos entre os alunos – valorizando
o que eles já sabem, o que eles podem aprender e como eles podem usar o que
aprenderam para transformar-se e transformar a realidade em que vivem.
2.3 Resultados Esperados (mensuráveis):
- Sensibilizar as crianças quanto à importância
da mudança de hábitos e atitudes em relação ao meio para tornarem-se agentes
transformadores na comunidade em que vivem; (ED. INFANTIL, ANOS INICIAIS)
- trabalhar de forma interdisciplinar
dando ênfase à leitura enquanto interação entre leitor e texto, abordando temas
sugeridos pelos alunos na “caixinha de sugestões” de acordo com sua faixa
etária; (ANOS FINAIS)
- abordar a temática BIODIVERSIDADE e
promover atividades de embelezamento da escola – paisagismo; (ED. INFANTIL E
ANOS INICIAIS)
- incentivar a pesquisa, a busca pelo
conhecimento e a autonomia do aluno; (ANOS FINAIS)
- valorizar os trabalhos desenvolvidos
na escola, bem como a história da própria escola através de uma retrospectiva.
(ED. INFANTIL, ANOS INICIAIS E FINAIS)
2.4 Quais as relações que o Projeto tem com o objetivo e
princípios proposto pelo Programa A União Faz a Vida. Justifiquem.
Cooperação:
|
Precisamos do princípio de
cooperação para a realização das ações do projeto, pois é através da cooperação
de todos que poderemos desenvolver um trabalho que valorize a interação entre
os alunos, a troca de conhecimentos, a aceitação da diversidade a fim de que o
aluno possa aprender e ensinar ao mesmo tempo.
Cidadania:
|
Nosso objetivo maior está
totalmente ligado à questão de “ser cidadão”, a escola está se comprometendo em
se tornar um ambiente, a cada dia, mais propício para que o aluno possa
interagir de forma prazerosa e cooperativa, aprendendo, crescendo, agindo a fim
de se tornar cidadão crítico e atuante na sociedade em que vive.
3. Quais as necessidades e os objetivos do processo de formação
continuada dos Educadores para o desenvolvimento do Projeto:
Oficinas, com suportes práticos para
viabilizar a interdisciplinaridade pautada no princípio de cooperação e
cidadania, bem como encontros de planejamento com orientadores e supervisores
da SMEC e assessoria.
Sugestões de formação continuada: Oficina
Prática para os professores com a temática: “Leitura como processo de interação
– leitura crítica”, Seminário Municipal de Educação, Oficinas por área na
escola- cada área se reúne em uma oficina no mesmo dia, oficina para o grande
grupo com um tema para fazer a interdisciplinaridade. Na Educação Infantil e Anos
Iniciais, foram solicitadas oficinas de jogos e/ou práticas lúdicas em sala de
aula (Curso Normal – Isaías), de informática para ao professores usarem o
laboratório como um recurso para as suas aulas e de matemática.
4. Expliquem como a equipe e o trio gestor fará a gestão
do Projeto (reuniões que serão realizadas, avaliação, etc.).
Serão realizadas reuniões mensais de planejamento com os
professores; avaliação trimestral das ações já realizadas; avaliação final;
reuniões com os assessores para acompanhamento do desenvolvimento do projeto.
Ano 2012
Qualidade de vida: uma questão de
educação e cultura
Cooperativa SICREDI: Vale do Jaguari
Cidade/Sede:São Francisco de Assis
Assessor de Programas Sociais: Roseli Esmério Ribeiro
E-mail de contato: roseli_esmerio@sicredi.com.br
Assessora
Pedagógica: Márcia Gomes
E-mail
para contato: marciagomes_stgo@yahoo.com.br
1. DADOS
DA INSTITUIÇÃO
1.1.Dados da Instituição Educacional:
·
Nome:E.M.E.F. ASSIS BRASIL MARTINS BITENCOURT
·
Município: São Francisco de Assis
·
Estado: RS
·
Coordenadora Regional do Programa: Celaine de Fátima Padilha
·
E-mail para contato: escolaassisbrasil@hotmail.com
·
Crianças e Adolescentes atendidas pela
Instituição (número):556
·
Nº total de Educadores: 43
·
Nº de Apoiadores: Pais e comunidade em
geral
1.2. Um pouco da história da instituição, do seu funcionamento,
comunidade onde se insere e outros aspectos importantes:
A Escola
Municipal de Ensino Fundamental Assis Brasil Martins Bitencourt fundada em 21
de outubro de 1988, localizada na rua 13 de Janeiro, 1415, no bairro Centro,
conta com uma clientela oriunda de todos os bairros do município e da zona rural. Oferece Educação
Infantil e Ensino Fundamental de 9 anos. É dirigida pelas professoras Izabel
Cristina Vielmo e Roselaine Lamberti da Silva.
Nossa
Filosofia: Educar para a humanização, construindo conhecimento, formando
cidadãos críticos, solidários, responsáveis e participativos, capazes de
contribuir para a transformação da realidade, no sentido de construir uma
sociedade democrática e justa.
2. Âmbito do Projeto
( ) Turma(s) / Grupo(s)
(X) Escola(s) / Instituição(ões)
(
) Município(s)
2.2 Objetivo Geral
Buscar a conscientização de hábitos e atitudes em relação a
suas vidas individuais e coletivas, valorizando a qualidade de vida de todos os
envolvidos nesse processo.
2.3 Resultados Esperados (mensuráveis):
- conscientizar de forma dinâmica sobre o lixo (escolar,
doméstico, sonoro e visual) relacionando esse tema à questão ambiental; (anos
finais)
- conscientizar para a mudança de hábitos e atitudes em relação ao
meio ambiente, os cuidados consigo e com o outro; (anos iniciais)
- proporcionar um momento de reflexão sobre a qualidade de vida de
todos nós, dando maior ênfase à saúde física; (anos finais)
- trabalhar a fim da mudança de hábitos alimentares e incentivo à
pratica de esportes; (anos iniciais)
- discutir sobre os diversos assuntos relacionados à idade de
nossos alunos, dando ênfase a saúde psicológica; (anos finais)
- Dar maior ênfase à leitura e ao resgate de brincadeiras
infantis; (anos iniciais).
2.4 Quais as relações que o Projeto tem com o objetivo e princípios proposto pelo Programa A União Faz a Vida. Justifiquem.
3. Quais as necessidades e os
objetivos do processo de formação continuada dos Educadores para o desenvolvimento
do Projeto:
Oficinas, com suportes teóricos e, principalmente, práticos
para viabilizar a interdisciplinaridade pautada no princípio de cooperação e
cidadania, bem como encontros de planejamento com orientadores e supervisores
da SMEC.
Sugestões de formação continuada: Seminário Municipal de
Educação, Oficinas por área na escola- cada área se reúne em uma oficina no
mesmo dia, oficina para o grande grupo com um tema para fazer a
interdisciplinaridade. Na Educação Infantil e Anos Iniciais, foi solicitada uma
oficina de informática para ao professores usarem o laboratório como um recurso
para as suas aulas e uma oficina de jogos infantis, cooperativos.
4. Expliquem como a equipe e o trio
gestor fará a gestão do Projeto (reuniões que serão realizadas, avaliação,
etc.).
Serão realizadas reuniões mensais de
planejamento com os professores; avaliação trimestral das ações já realizadas;
avaliação final; reuniões com os assessores para acompanhamento do
desenvolvimento do projeto.