Projetos

                                                             
Ano 2013
ESCOLA: UM LUGAR PARA CRESCER, APRENDER E SE TORNAR CIDADÃO

Cooperativa SICREDI: Vale do Jaguari
Cidade/Sede: São Francisco de Assis
Assessora de Programas Sociais: Roseli Esmério Ribeiro
E-mail de contato: roseli_esmerio@sicredi.com.br
Assessora Pedagógica: Márcia Gomes
E-mail para contato: marciagomes_stgo@yahoo.com.br

1. DADOS DA INSTITUIÇÃO
1.1.Dados da Instituição Educacional:
·      Nome:E.M.E.F. ASSIS BRASIL MARTINS BITENCOURT
·         Município: São Francisco de Assis
·         Estado: RS
·         Coordenadora Regional do Programa: Fátima Paines
·         E-mail para contato: escolaassisbrasil@hotmail.com
·         Crianças e Adolescentes atendidas pela Instituição (número):541
·         Nº total de Educadores: 44
·         Nº de Apoiadores: Pais e comunidade em geral

1.2. Um pouco da história da instituição, do seu funcionamento, comunidade onde se insere e outros aspectos importantes:
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Assis Brasil Martins Bitencourt fundada em 21 de outubro de 1988, localizada na rua 13 de Janeiro, 1415, no bairro Centro, conta com uma clientela oriunda de todos os bairros do  município e da zona rural. Oferece Educação Infantil e Ensino Fundamental de 9 anos. É dirigida pelas professoras Izabel Cristina Vielmo e Roselaine Lamberti da Silva.
Nossa Filosofia: Educar para a humanização, construindo conhecimento, formando cidadãos críticos, solidários, responsáveis e participativos, capazes de contribuir para a transformação da realidade, no sentido de construir uma sociedade democrática e justa.
2. Âmbito do Projeto
(  ) Turma(s) / Grupo(s)
(X) Escola(s) / Instituição(ões)
(  ) Município(s)

2.2 Objetivo Geral
           Proporcionar um ambiente de estudos que valorize, em primeiro lugar, a interação de conhecimentos entre os alunos – valorizando o que eles já sabem, o que eles podem aprender e como eles podem usar o que aprenderam para transformar-se e transformar a realidade em que vivem.

2.3 Resultados Esperados (mensuráveis):
- Sensibilizar as crianças quanto à importância da mudança de hábitos e atitudes em relação ao meio para tornarem-se agentes transformadores na comunidade em que vivem; (ED. INFANTIL, ANOS INICIAIS)
- trabalhar de forma interdisciplinar dando ênfase à leitura enquanto interação entre leitor e texto, abordando temas sugeridos pelos alunos na “caixinha de sugestões” de acordo com sua faixa etária; (ANOS FINAIS)
- abordar a temática BIODIVERSIDADE e promover atividades de embelezamento da escola – paisagismo; (ED. INFANTIL E ANOS INICIAIS)
- incentivar a pesquisa, a busca pelo conhecimento e a autonomia do aluno; (ANOS FINAIS)

- valorizar os trabalhos desenvolvidos na escola, bem como a história da própria escola através de uma retrospectiva. (ED. INFANTIL, ANOS INICIAIS E FINAIS)

2.4 Quais as relações que o Projeto tem com o objetivo e princípios proposto pelo Programa A União Faz a Vida. Justifiquem.
Cooperação:
    

Precisamos do princípio de cooperação para a realização das ações do projeto, pois é através da cooperação de todos que poderemos desenvolver um trabalho que valorize a interação entre os alunos, a troca de conhecimentos, a aceitação da diversidade a fim de que o aluno possa aprender e ensinar ao mesmo tempo. 

Cidadania:
    


Nosso objetivo maior está totalmente ligado à questão de “ser cidadão”, a escola está se comprometendo em se tornar um ambiente, a cada dia, mais propício para que o aluno possa interagir de forma prazerosa e cooperativa, aprendendo, crescendo, agindo a fim de se tornar cidadão crítico e atuante na sociedade em que vive.

3. Quais as necessidades e os objetivos do processo de formação continuada dos Educadores para o desenvolvimento do Projeto:
Oficinas, com suportes práticos para viabilizar a interdisciplinaridade pautada no princípio de cooperação e cidadania, bem como encontros de planejamento com orientadores e supervisores da SMEC e assessoria.
Sugestões de formação continuada: Oficina Prática para os professores com a temática: “Leitura como processo de interação – leitura crítica”, Seminário Municipal de Educação, Oficinas por área na escola- cada área se reúne em uma oficina no mesmo dia, oficina para o grande grupo com um tema para fazer a interdisciplinaridade. Na Educação Infantil e Anos Iniciais, foram solicitadas oficinas de jogos e/ou práticas lúdicas em sala de aula (Curso Normal – Isaías), de informática para ao professores usarem o laboratório como um recurso para as suas aulas e de matemática.


4. Expliquem como a equipe e o trio gestor fará a gestão do Projeto (reuniões que serão realizadas, avaliação, etc.).
Serão realizadas reuniões mensais de planejamento com os professores; avaliação trimestral das ações já realizadas; avaliação final; reuniões com os assessores para acompanhamento do desenvolvimento do projeto.


                                           Ano 2012
Qualidade de vida: uma questão de educação e cultura


Cooperativa SICREDI: Vale do Jaguari
Cidade/Sede:São Francisco de Assis
Assessor de Programas Sociais: Roseli Esmério Ribeiro
E-mail de contato: roseli_esmerio@sicredi.com.br
Assessora Pedagógica: Márcia Gomes
E-mail para contato: marciagomes_stgo@yahoo.com.br

1. DADOS DA INSTITUIÇÃO
1.1.Dados da Instituição Educacional:
·      Nome:E.M.E.F. ASSIS BRASIL MARTINS BITENCOURT
·         Município: São Francisco de Assis
·         Estado: RS
·         Coordenadora Regional do Programa: Celaine de Fátima Padilha
·         E-mail para contato: escolaassisbrasil@hotmail.com
·         Crianças e Adolescentes atendidas pela Instituição (número):556
·         Nº total de Educadores: 43
·         Nº de Apoiadores: Pais e comunidade em geral

1.2. Um pouco da história da instituição, do seu funcionamento, comunidade onde se insere e outros aspectos importantes:
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Assis Brasil Martins Bitencourt fundada em 21 de outubro de 1988, localizada na rua 13 de Janeiro, 1415, no bairro Centro, conta com uma clientela oriunda de todos os bairros do  município e da zona rural. Oferece Educação Infantil e Ensino Fundamental de 9 anos. É dirigida pelas professoras Izabel Cristina Vielmo e Roselaine Lamberti da Silva.
Nossa Filosofia: Educar para a humanização, construindo conhecimento, formando cidadãos críticos, solidários, responsáveis e participativos, capazes de contribuir para a transformação da realidade, no sentido de construir uma sociedade democrática e justa.

2. Âmbito do Projeto
 (   ) Turma(s) / Grupo(s)
(X) Escola(s) / Instituição(ões)
(   ) Município(s)

2.2 Objetivo Geral
          Buscar a conscientização de hábitos e atitudes em relação a suas vidas individuais e coletivas, valorizando a qualidade de vida de todos os envolvidos nesse processo.

2.3 Resultados Esperados (mensuráveis):
- conscientizar de forma dinâmica sobre o lixo (escolar, doméstico, sonoro e visual) relacionando esse tema à questão ambiental; (anos finais)
- conscientizar para a mudança de hábitos e atitudes em relação ao meio ambiente, os cuidados consigo e com o outro; (anos iniciais)
- proporcionar um momento de reflexão sobre a qualidade de vida de todos nós, dando maior ênfase à saúde física; (anos finais)
- trabalhar a fim da mudança de hábitos alimentares e incentivo à pratica de esportes; (anos iniciais)
- discutir sobre os diversos assuntos relacionados à idade de nossos alunos, dando ênfase a saúde psicológica; (anos finais)
- Dar maior ênfase à leitura e ao resgate de brincadeiras infantis; (anos iniciais).

2.4 Quais as relações que o Projeto tem com o objetivo e princípios proposto pelo Programa A União Faz a Vida. Justifiquem.
3. Quais as necessidades e os objetivos do processo de formação continuada dos Educadores para o desenvolvimento do Projeto:
Oficinas, com suportes teóricos e, principalmente, práticos para viabilizar a interdisciplinaridade pautada no princípio de cooperação e cidadania, bem como encontros de planejamento com orientadores e supervisores da SMEC.
Sugestões de formação continuada: Seminário Municipal de Educação, Oficinas por área na escola- cada área se reúne em uma oficina no mesmo dia, oficina para o grande grupo com um tema para fazer a interdisciplinaridade. Na Educação Infantil e Anos Iniciais, foi solicitada uma oficina de informática para ao professores usarem o laboratório como um recurso para as suas aulas e uma oficina de jogos infantis, cooperativos.

4. Expliquem como a equipe e o trio gestor fará a gestão do Projeto (reuniões que serão realizadas, avaliação, etc.).
Serão realizadas reuniões mensais de planejamento com os professores; avaliação trimestral das ações já realizadas; avaliação final; reuniões com os assessores para acompanhamento do desenvolvimento do projeto.