Patrono


Assis Brasil Martins Bitencourt

        
Nasceu em 31/01/1927, na Fazenda do Cedro, 1º Distrito de Santiago, Rio Grande do Sul, filho de Serafim Rodrigues de Bittencourt e Rosalina Martins de Bitencourt.
         Recebeu o nome de Assis Brasil, por ser seu pai fã ardoroso do líder maragato Assis Brasil. Em 1950 casou com dona Leda Pacheco Boeira.
         Em 1963 é lançado candidato a Vice-Prefeito juntamente com Amarílio Rangel Cáceres para Prefeito.
         Em 1968 concorreu a Prefeito Municipal vencendo a eleição por um voto.
         Assume a Prefeitura em 31 de Janeiro de 1969, no dia em que completou 42 anos.
         Sua administração fica muito voltada para a área rural.
         Nomeia a Srª Carmem da Silveira Loureiro como Secretária de Educação.
         Constrói várias escolas no interior, melhora o nível dos professores criando cursos e concursos.
         Consegue verba  para a construção de um novo Presídio, o qual vem a ser na época um dos melhores do Estado, novo local para a sede do Destacamento Policial e Posto de Saúde.
         Traz a CRT para São Francisco de Assis, criação do 2ª Grau Escolar, Posto Telefônico e luz 24 horas para Manoel Viana. Consegue o Aparelho de Raio X para o Hospital de São Francisco de Assis.
         Fez parte da diretoria da Cooperativa Mista Assisense. Foi Presidente do Jóquei Clube, Incentivador da criação do parque de Exposições. Terminou seu mandato de Prefeito em 31 de Janeiro de 1972, passando para o Prefeito eleito de seu mesmo  partido Vasco Aguiar.
         Em 1980, Assis foi procurado por políticos Santa Marienses que queriam lançá-lo candidato a Deputado Estadual pelo Partido Popular. Não houve tempo de dar sua resposta, pois adoeceu inesperadamente em setembro- Leucemia Mielóide Aguda - durou cinco meses mais, vindo a falecer no dia 19/02/1981, com apenas 54 anos.
         Recebeu o título de  “Cidadão Assisense” pelos vereadores e Prefeito, na época, Umberto Rosso Gindri.