quarta-feira, 26 de março de 2014

Comemorações do Dia Internacional da Síndrome de Down



DIA 21 DE MARÇO, A ESCOLA ESPECIAL ROMEU DEDÉ RIBEIRO, JUNTAMENTE COM O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DA ESCOLA ASSIS BRASIL MARTINS BITENCOURT COMEMORARAM O DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN NO INTUITO DE DIVULGAR E SENSIBILIZAR A COMUNIDADE ASSISENSE, QUE FOI CONVIDADA A PRESTIGIAR O MOMENTO ÀS 10:00 E ÀS 15:00 NA PRAÇA INDEPENDÊNCIA.
NA OPORTUNIDADE HOUVE APRESENTAÇÃO DE DANÇA DAS ALUNAS MARIA EMÍLIA MANARA E GABRIELI WITTI, BEM COMO DO ALUNO PAULO TUSI. A FESTA FOI AINDA MAIOR E MELHOR COM A PARTICIPAÇÃO DE ALGUNS COMPONENTES DA BANDA DA ESCOLA DE SAMBA ASAS DA LIBERDADE E APRECIAÇÃO DE TORTAS CONFECCIONADAS PELAS AMIGAS DA ESCOLA JUCERLEI PERERIRA E JANETE MACHADO.
EM 2006, A ASSOCIAÇÃO DOWN SYNDROME INTERNATIONAL INSTITUIU O DIA 21 DE MARÇO COMO O DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN.
A DATA FOI ESCOLHIDA POR SER GRAFADA COMO 21/3, QUE FAZ ALUSÃO À TRISSOMIA DO CROMOSSOMO 21.
AS CLASSIFICAÇÕES PARA A PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN FORAM MUDANDO NA MEDIDA EM QUE NOSSA CONSCIÊNCIA TAMBÉM FOI EVOLUINDO.
NOSSAS DIFERENÇAS NÃO DEVEM NOS SEPARAR, ELAS EXISTEM PARA QUE NÓS TODOS SEJAMOS COMPLETOS!

sexta-feira, 21 de março de 2014

Mágico na Escola








Vacinação de adolescentes contra HPV








AEE – PROCESSO DE INCLUSÃO


O PROCESSO DE INCLUSÃO DEVE ACONTECER DE FORMA CONTÍNUA E GRADATIVA, DE MANEIRA HARMONIOSA INDO AO ENCONTRO DOS INTERESSES, NECESSIDADES E HABILIDADES DA CRIANÇA, VALORIZANDO O ALUNO COM DEFICIÊNCIA COMO ALGUÉM QUE, APESAR DE SUAS LIMITAÇÕES PODE E DEVE PARTICIPAR DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NO CONTEXTO ESCOLAR, NA SALA DE AULA OU ATIVIDADES EXTRACLASSE.













·      ATIVIDADE LÚDICA COM OS ALUNOS DA PRÉ-ESCOLA – TURNO TARDE DA PROFESSORA LUCIANA COM O OBJETIVO DE PREPARAR E ESCLARECER DÚVIDAS DAS CRIANÇAS, COLEGAS DA ALUNA MELISSA QUE APRESENTA PARALISIA CEREBRAL E ESTÁ SENDO INCLUÍDA NO ENSINO REGULAR.

quinta-feira, 20 de março de 2014

DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN


NESTA SEXTA-FEIRA, DIA 21 DE MARÇO A ESCOLA ESPECIAL ROMEU DEDÉ RIBEIRO, JUNTAMENTE COM O AEE DA ESCOLA ASSIS BRASIL MARTINS BITENCOURT ESTARÁ COMEMORANDO O DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN, NO INTUITO DE DIVULGAR E SENSIBLIZAR A COMUNIDADE ASSISENSE, QUE ESTÁ CONVIDADA A PRESTIGIAR ESTE MOMENTO ÀS 10:00 E ÀS 15:00 NA PRAÇA INDEPENDÊNCIA.
EM 2006, A ASSOCIAÇÃO DOWN SYNDROME INTERNATIONAL INSTITUIU O DIA 21 DE MARÇO COMO O DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN.
A DATA FOI ESCOLHIDA POR SER GRAFADA COMO 21/3, QUE FAZ ALUSÃO À TRISSOMIA DO CROMOSSOMO 21.
AS CLASSIFICAÇÕES PARA A PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN FORAM MUDANDO NA MEDIDA EM QUE NOSSA CONSCIÊNCIA TAMBÉM FOI EVOLUINDO.

NOSSAS DIFERENÇAS NÃO DEVEM NOS SEPARAR, ELAS EXISTEM PARA QUE NÓS TODOS SEJAMOS COMPLETOS!

Monitor Lindomar trabalhando com os alunos do Mais Educação




Dia Internacional da Mulher -Trabalho dos Alunos do 3º Ano Branco


E o blog continua...

Recebi material para postagens, continuarei voluntariamente,com o blog, fazendo  a divulgação da Escola Assis Brasil, sempre que  a Equipe Gestora, composta pelas professoras Roselaine Lamberti da Silva e Roseane Biteicur me enviarem subsídios.

Fotos da Reunião de Abertura do Ano Letivo de 2014




terça-feira, 18 de março de 2014

Agradecimento aos visitantes do Blog - 40.000 mil acessos




Quero agradecer muito a vocês, que estão sempre aqui acompanhando, visitando, lendo, enfim,  prestigiando. Agradeço pelas mais de 800 visualizações na postagem "Assim é a Vida...". Comunico,  que, em virtude de minha aposentadoria, não farei mais post,  a não ser a pedido da nova Equipe Gestora da Escola. Coloco-me à disposição, se desejarem continuar com o blog, caso contrário encerro as postagens. Obrigada a todos!!!!!

quarta-feira, 12 de março de 2014

Orientações para pais e professores de crianças com atraso no desenvolvimento de linguagem


Uma criança com atraso no desenvolvimento de linguagem é aquela que se apresenta em uma fase do desenvolvimento de linguagem não condizente com sua idade, mas que as características que está apresentando não são diferentes da linguagem de uma criança mais nova. Ou seja, ela está no processo de desenvolvimento de linguagem, só que atrasada.

Parece redundante, mas, para ficar mais claro, vamos aos sintomas:

• a criança compreende, mas não fala, ou sua fala é ininteligível;
• geralmente, não tem deficiência auditiva, deficiência mental, transtorno global do desenvolvimento, ausência dos órgãos fonoarticulatórios;
• geralmente sua brincadeira também é bastante empobrecida, em decorrência da ausência ou deficiência de interação com o adulto;
• quando quer pedir algo, aponta ou leva o adulto até o objeto desejado;
• fica nervosa ou furiosa quando não é atendida.


Se pensarmos no atraso de desenvolvimento de linguagem em uma criança com desenvolvimento global adequado para sua idade, sem patologias associadas, poderíamos arriscar dizer que as possíveis causas desse atraso seriam a diminuição ou a ausência de estímulos, a superproteção familiar, a deficiência na interação entre adulto e criança e a falta de limites dos pais para a criança.

Por que uma criança irá pedir algo falando se, quando ela aponta, ganha de imediato o objeto de seu desejo? Você falaria? 

Nós, adultos, aprendemos estudando, lendo, conversando com um amigo, etc. A criança só aprende brincando e interpretando as coisas do dia-a-dia através da brincadeira. Ela aprende, inclusive, a falar, através da brincadeira.

A orientação mais eficiente para trabalhar com uma criança com atraso no desenvolvimento da linguagem é que o adulto sente na altura da criança e brinque com ela, mas com brincadeiras de faz de conta, que exijam que a criança fale, nem que seja apenas o som que os animais fazem. Brincadeiras tipo fazendinha, posto de gasolina, casinha e comidinha.

O adulto deve sempre falar corretamente com a criança, para que ela possa ter o modelo correto, e não usar diminutivos. Casa é muito mais fácil de repetir que casinha, pé é mais fácil que pezinho.

Quando a criança pede as coisas apontando, o adulto não deve entregar imediatamente. Sempre perguntar o que ela quer, dando duas opções de resposta, por exemplo, “o que você quer? É o pão ou a bolacha? Porque, se apenas perguntamos o que ela quer, no início da aquisição da linguagem, a criança pode não saber a palavra correspondente àquele objeto, mas se dermos o modelo fica mais fácil para que ela repita.

Precisamos também explicar que não é na primeira emissão de fala que a criança irá falar a palavra corretamente, por exemplo, para bolacha, ela vai começar falando “bo” ou “acha”. E que isto é o processo de aquisição normal, mesmo que ela seja uma criança mais velha.

Fonte:http://carlanetto.blogspot.com.es/2014/01
Doutora em Educação, Mestre em Educação em Ciências e Matemática, Especialista em Educação a Distância e Pedagoga em Multimeios e Informática Educativa.

domingo, 9 de março de 2014

A maleta




Um homem morreu, e ao se dar conta, viu que Deus se aproximava e tinha uma maleta com Ele.
E Deus disse:
- Bem, filho, hora de irmos.
O homem assombrado perguntou:
- Já? Tão rápido? Eu tinha muitos planos..
- Sinto muito, mas é o momento de sua partida.
- O que tem na maleta? Perguntou o homem.
E Deus respondeu:
- Os seus pertences!!!
- Meus pertences? Minhas coisas, minha roupa, meu dinheiro?
Deus respondeu:
- Esses nunca foram seus, eram da terra.
- Então são as minhas recordações?
- Elas nunca foram suas, elas eram do tempo.
- Meus talentos?
- Esses não pertenciam a você, eram das circunstâncias.
- Então são meus amigos, meus familiares?
- Sinto muito, eles nunca pertenceram a você, eles eram do caminho.
- Minha mulher e meus filhos?
- Eles nunca lhe pertenceram, eram de seu coração.
- É o meu corpo.
- Nunca foi seu, ele era do pó.
- Então é a minha alma.
- Não! Essa é minha.
Então, o homem cheio de medo, tomou a maleta de Deus e ao abri-la se deu conta de que estava vazia... Com uma lágrima de desamparo brotando em seus olhos, o homem disse:
- Nunca tive nada?
- É assim, cada um dos momentos que você viveu foram seus. A vida é só um momento... Um momento só seu!

Por isso, enquanto estiver no tempo, desfrute-o em sua totalidade. Que nada do que você acredita que lhe pertence
o detenha... Viva o agora! Viva sua vida!
E não se esqueça de SER FELIZ, é o único que realmente vale a pena!
As coisas materiais e todo o resto pelo que você luta fica aqui.
VOCÊ NÃO VAI LEVAR NADA!
Valorize àqueles que valorizam você, não perca tempo com alguém que não tem tempo para você.

(desconheço autoria)

quinta-feira, 6 de março de 2014

Como Educar a Memória




A memória é a principal aliada de todas as atividades que fazemos todos os dias, sejam elas mentais ou físicas. Para usá-la a nosso favor é preciso treiná-la e exercitá-la para que ela não nos deixe na mão sempre que precisarmos lembrar algo importante.

A capacidade de armazenar informações está ligada à capacidade física do cérebro (saúde e bem-estar) e à capacidade de organizar dados durante o processo de aprendizagem. Ambas as capacidades estão unidas à qualidade do sono. A memória “volátil” que usamos para lembrar coisas corriqueiras seleciona tudo aquilo que é mais importante e passa para a memória permanente enquanto estamos dormindo. Por esse motivo, pessoas que têm distúrbios do sono como insônia, sonambulismo e apnéia (ronco) tem mais dificuldade de concentração e mais problemas de esquecimento. Nestes casos, a ajuda médica é indispensável.

Lembrar das coisas também está ligado à inteligência, à habilidade de armazenamento e ao interesse sobre o assunto. Se uma pessoa não gosta de uma determinada matéria da escola, provavelmente terá muita dificuldade em aprendê-la e memorizá-la, pois o seu cérebro descarta as informações relacionadas por considerá-las “voláteis”.

Como melhorar

O jogo de xadrez é um bom exercício para a memória e para o raciocínio lógico (e um aliado e tanto para as aulas de matemática). Cuidar da alimentação também é importante e acrescentar pães, cereais, legumes e frutas em seu cardápio é primordial, pois estes alimentos contêm tiamina, ácido fólico e vitamina B12, essenciais para a manutenção do cérebro e da memória.

O método de repetição ajuda no arquivamento de informações, pois faz o cérebro crer que aquela informação é importante e por isso, armazena-a. Procure associar idéias a fatos ou a outras idéias para criar um sistema de conexões, o que faz você lembrar de uma coisa quando esquece de outra.

Descobrir o tipo de memória que você possui também é extremamente útil para selecionar o melhor método de estudo. Há pessoas que têm memória visual e, portanto, precisam estudar usando a leitura, os desenhos e os esquemas gráficos para serem bem-sucedidos no armazenamento de conteúdo. Para outros, a memória é auditiva e, por isso o conteúdo a ser memorizado deve ser verbalizado, os textos devem ser lidos em voz alta e discutidos com outras pessoas. O último tipo de memória é o sinestésico, relacionado aos movimentos que devem ser feitos para associar idéias.

Agora que você já sabe o que fazer, é importante saber o que não fazer. Ansiedade e nervosismo são absolutamente prejudiciais para o bom funcionamento da memória e, por esse motivo, devem ser controlados, por exemplo, com exercícios de respiração. Essa é uma maneira eficaz de se evitar os famosos “brancos” e lapsos de memória.

Por Marla Rodrigues