sexta-feira, 20 de junho de 2014

Projeto do Programa Mais Cultura, da Escola Assis, elaborado em 2013, selecionado pelo MEC, para ser executado em 2014





Os Ministérios da Cultura e Educação já selecionaram os 5 mil  Projetos de Atividades Culturais para serem desenvolvidos nas escolas públicas de Ensino Fundamental e Ensino Médio habilitadas para participarem do Projeto Mais Culturas nas Escolas em 2014. As escolas selecionadas integram os Programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador do Ministério da Educação.

O Programa Mais Cultura nas Escolas, uma parceria dos Ministérios da Cultura e da Educação, tem investimento de R$ 100 milhões em sua primeira etapa e cada projeto selecionado receberá entre R$ 20 mil e R$ 22 mil para desenvolver as atividades culturais.

O Mais Cultura Nas Escolas pretende potencializar processos de ensino e aprendizado por meio da democratização do acesso à cultura e da integração de práticas criativas e da diversidade cultural brasileira à educação integral.
                             


Dentre os projetos selecionados está o da Escola Assis Brasil Martins Bitencourt, da Cidade de São Francisco de Assis, Projeto: CULTURA AFRO-BRASILEIRA, NOSSAS RAÍZES,que terá uma iniciativa cultural desenvolvida pelo representante do Grupo Camboatá Região Centro-Sul. Depois de 8 anos de trabalho com capoeira na cidade, Gioni Rodrigues (Graduado Fantasma), obteve resultado. Mesmo com muitas dificuldades, mas com muito apoio da comunidade, a Escola de Capoeira Camboatá (São Francisco de Assis) participou do 2º Campeonato Estadual de Capoeira com 13 competidores e obteve um ótimo desempenho, colocando uma das alunas (Patrícia Ribeiro) em 2º lugar no estado. Patrícia Ribeiro (Alegria) já faz parte da escola Camboatá desde o seu inicio na cidade, obtendo agora o resultado de seu esforço. A Escola oferecerá atividades de formação cultural e aprendizado que valorizam o conjunto de manifestações culturais que contenham elementos das culturas africanas e cultura afro-brasileira (música, dança, folclore, festas, culinária, linguagem, entre outros) 
                           
A relevância do  projeto  destina-se a enfrentar o problema social, prevendo transformações positivas, em termos de melhoria da qualidade de vida dos alunos, a partir do momento em que dá condições para que eles sejam atendidos em uma ação socioeducativa, onde o lazer e a cultura sejam os elementos de inclusão social, proporcionando aos alunos participantes o acesso à cultura popular e favorecendo a livre expressão da criatividade.