terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Como lidar com o estresse de ter filhos em férias?



por Ana Cássia Maturano |

Os adultos têm que fazer seus relatórios de trabalho, fechamentos e cumprir prazos. Precisam cuidar dos filhos, dar apoio em suas questões escolares (sem o qual fica difícil para os pequenos darem conta sozinhos) e articular onde os deixarão nas férias, caso as suas não coincidam com as deles.O cansaço de final de ano está estampado no rosto das pessoas. A maioria que conheço tem esta queixa, seja criança ou adulto. O ano caminha e quando chega ao final parece que tudo se acumula. As crianças, depois de meses de estudo, já não conseguem mais olhar para os livros e as provas finais parecem verdadeiros martírios. Sem contar aquelas que ficaram para recuperação e exame final. Ficam estressadas e mal humoradas.

Há algumas possibilidades, é certo, mas nem sempre cabe no bolso: curso de férias na escola ou acampamento. Quem tem a sorte de dispor do suporte dos avós ou funcionários, sem dúvida, independente da condição financeira, é o melhor. Nesta altura do campeonato, nada como ficar em casa sem horários e obrigações. É a hora do ócio. Ou até, quem sabe, fazer rodízios com os próprios colegas: cada dia da semana uma criança recebe as outras, desde que tenha um adulto responsável junto. Assim, vão passando as férias.
Os compromissos não param por aí. As escolas e cursos disto e daquilo, planejam comemorações que fazem da agenda dos adultos uma verdadeira loucura. Sem contar as suas próprias. Talvez devêssemos fazer comemorações pelo ano e não esperar seu final. Amigo secreto disto, entrega de certificado da natação, piano, guitarra, inglês, francês, mandarim… E é presente de Natal, roupas e tudo o mais. Ufa! Os adultos também ficam estressados e mal humorados.
A rotina dá uma pirueta e o relacionamento dentro de casa fica delicado. Quanta falta de paciência com os pequenos. Os adultos são humanos e se cansam. Afinal, são eles que têm que resolver tudo. Por isso, é hora de parar e dar uma respirada. Conversar francamente dentro de casa sobre o cansaço de cada um – pais e filhos. E explicar aos pequenos quantas coisas papai e mamãe ainda têm que resolver.
As crianças costumam aproveitar a falta de compromisso para pular, gritar e extrapolar, que é a forma que muitas lidam com o stress. O que irrita mais os pais. Mas o que fazer? Elas são assim. Ora, por menor que seja a casa, delimite um lugar em que possam fazer bagunça. Como o quarto delas, por exemplo. Criança e bagunça andam juntas. Às vezes, quando se restringe a um espaço, vale a pena fechar os olhos para ela.
Cuidado para não pegar no pé deles desnecessariamente, como a questão do banho, por exemplo: se não vão à hora que mandam, já é um problema. Mas não é. Quando se está estressado, pequenas coisas parecem grandes.
As compras de Natal é outro momento conflituoso. Se para o adulto enfrentar centros de compras já é um martírio, imagine para as crianças. É de praxe desejarem tudo o que tem lá. Evite levá-las. O casal pode se alternar: enquanto um fica com os filhos o outro vai às compras.
Mas o melhor mesmo é ter em mente que a época passará e que não vale a pena estragar o início das férias brigando com os filhos. São raras as oportunidades de estarmos juntos deles. Aproveitem, eles crescem muito rápido e daqui a pouco esta folia toda deixará saudades.