quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Gratidão





Essa é a receita para uma vida plena

Estar grato é muito diferente de ser grato. Trata-se de um estilo de vida que tenha como ponto de referência esse sentimento tão sublime que é a gratidão. 

O sorriso no rosto daquele que identifica os pequenos milagres no dia a dia, que reconhece a lei do retorno diante das suas atitudes, da sua forma de pensar coerente ao propósito de evolução. 

Quando deixamos de aceitar nossa vida do jeito que ela é, bem como a grandiosidade existente por trás de cada situação criada estamos rejeitando nossa essência, de onde viemos e para onde vamos. Com isso, renegamos ao segundo plano a divindade existente em nós e em cada momento que a vida propõe com as demais pessoas. 

Viver em estado de gratidão é estar em comunhão com quem somos, de onde viemos, aceitando nosso destino de crescimento constante. Fazer nossa parte em cada instante requer observação, atenção para identificar o que há por trás de cada instante vivenciado por nós. Saber agradecer é uma arte, um ato de benevolência para consigo, nosso irmão e o planeta terra. 

A bondade existente na atitude de agradecimento é um antídoto natural para o pessimismo, o rancor, o ranzinza, a mágoa, a raiva, a tristeza, a revolta, entre outros. Quando vibramos nessa emoção estamos na faixa sutil da energia, elevada, portanto. Eis que nos deparamos com a nobreza do sentir-se em paz, em completa comunhão com nossa origem espiritual, quem de fato se é. 

Viver seguindo os preceitos da amabilidade humana, com qualquer ser vivo, reconhecendo Deus por trás de cada ação existente em nosso cotidiano é estar junto à espiritualidade, viver ela intensamente, comungar da verdade que nos liberta das amarras do mundo terreno e assim, evoluir. 

Sorrir mais atrai a gratidão. Manter o brilho nos olhos daquele que se encanta com a beleza da vida permite experienciar cada instante como único. O encantamento é o resultado de uma existência aberta às possibilidades infinitas presentes sobre a face da Terra. A alegria uma constante, pois a forma de encarar os fatos é pautada no aprendizado e não na punição. A leveza uma companheira de caminhada, pois já não há porque rebelar-se diante do que acontece conosco e com os demais. A simplicidade impera preponderando sobre as complexidades da nossa cultura. A vaidade cede espaço para a humanidade. O ego deixa de existir, surgindo no lugar à humildade de ser apenas um aprendiz. O individualismo abdica seu espaço em prol da individualidade, aquela que nos faz sermos inigualáveis em nossa caminhada por melhorias como pessoa que somos.

A verdade nos é colocada frente a frente, fazemos parte de algo muito maior, algo que gerencia toda essa existência, que coordena a sequência de fatos, os encontros e desencontros com as pessoas, e a nós cabe apenas aceitar isso. É grandiosa essa oportunidade para a desperdiçarmos com lamentações, queixas, vícios... O peso da vida somos nós que criamos, que perduramos ao longo de uma ou muitas. Mudar a forma de pensar, de sentir e agir é fundamental para resgatar aprendizados. Ser grato por ter essa oportunidade de melhorar é estar sob orientação do grande Criador de tudo e todos. Viver com leveza, serenidade, fazendo nossa parte, mas reconhecendo as engrenagens da vida, que nos propõe toda uma gama de circunstâncias para ascensionarmos, evoluir a tal ponto, que não mais precisamos nascer nesse planeta chamado Terra. 

Bem aventurados aqueles que agradecem a vida que levam, pois dela virá o fruto maduro a ser saboreado por nós, quem o plantamos, cuidamos e colhemos. A colheita na caminhada de evolução é regada pelas ações, sentimentos e ideias sobre quem somos e o que fazemos no aqui e agora, para onde vamos e qual a nossa missão.

Agradecer por tudo, sem restrição alguma, é compreender como tudo funciona, é elevar seu ponto de atração, permitindo que nos tornemos ímãs de somente coisas boas. Mesmo quando a lei do retorno se mostrar é a aceitação com todo amor que mostrará o caminho de aprendizado, acelerando todo processo em vez de prolongá-lo em meio à dor, ao sofrimento e a doença. A gratidão cura nossa essência, alivia nossa alma e nos traz a paz ao coração. 

Por: Aline Schulz