por Ana Cássia Maturano categoria Dicas para pais e filhos (Psicóloga e psicopedagoga formada pela Universidade de São Paulo (USP), é
especialista em problemas de aprendizagem e escreve sobre educação e a
relação entre pais e filhos).
Dentro
das escolas, existem disciplinas que parecem ter pouco ou nenhum valor.
Uma delas é a educação física, que geralmente é confundida com um
momento de recreação para os alunos. Em algumas instituições ela se
resume a treinos para competições esportivas, situações para poucos.
Muitos estudantes, não tão brilhantes nos esportes, ficam de fora.
A educação física vai além de treino ou recreação. Quando bem
executada pelo professor, pode propiciar ao aluno a consciência de que
ele tem um corpo e que este corpo ocupa um espaço no mundo.
Ora, dirão muitos, mas isso todos já sabem. Podem até saber, mas ter
essa consciência é outra história. Tenho encontrado crianças com
problemas em aprender cuja dificuldade maior encontra-se em sua
orientação espacial. Ou então aqueles cujos problemas emocionais residem
numa desconexão do indivíduo com seu próprio corpo, em que ele não é
percebido.
A primeira forma do homem se relacionar com o mundo e conhece-lo é
através de seu corpo – com suas sensações e ações. O psicólogo suíço
Jean Piaget (1896 – 1980) chamou a primeira fase do desenvolvimento
infantil, que vai de zero aos dois anos, de período sensório motor, em
que a inteligência é prática. Esse é um período de muita importância e
que terá um peso nas outras etapas do desenvolvimento intelectual da
criança.
Além do aspecto psíquico, o corpo tem importância em si próprio. A
educação física deveria ajudar as crianças a valorizarem e desenvolverem
um modo de vida saudável. A atividade física previne várias doenças e é
um bom meio de se combater a obesidade, algo que tem assombrado todas
as idades. As pessoas deveriam incluí-la em suas vidas como algo
natural, necessário e rotineiro. Nada como ser trabalhado isso no
ambiente escolar, onde as pessoas devem aprender coisas necessárias à
vida.
Outra dimensão que pode ser beneficiada pela educação física é a
social. Embora algumas atividades sejam individuais, existem muitas
outras coletivas, que necessitam da interação entre os diversos
participantes para que resultados sejam obtidos. Quantas coisas podem
ser ali observadas e trabalhadas, como uma dificuldade de se expor, por
exemplo.
Provavelmente existem muitas outras formas de se pensar a educação
física. Esses são apenas alguns pontos. De todo modo, é preciso que ela
seja mais valorizada dentro das escolas. Não só para cumprir uma
exigência qualquer, mas para formar um cidadão em todas as suas
dimensões.