Visando trabalhar as atitudes que permeiam os
processos educativos, bem como os sentimentos do grupo envolvido nesse
processo, a escola deve promover atividades que auxiliem as relações
pessoais através de vivências que levem à compreensão da realidade.
Para trabalhar a autoajuda, é importante que os
alunos saibam quais as suas necessidades enquanto pessoas. Trabalhar o
eu é uma forma de fazê-los enxergar os outros, gradativamente.
Os alunos do 5º Ano, Turma 51, da professora Nair, montaram cartazes, mostrando uma virtude que gostariam de aprimorar. Além dos cartazes, as discussões fizeram parte da prática educativa, mostrando quais os melhores
caminhos para se alcançar o desejado. A professora debateu com o
grupo sobre o empenho de cada um em atingir a meta, quais as
dificuldades encontradas e as conquistas adquiridas. Dessa forma, os
alunos aprendem a refletir sobre suas condutas, respeitar as opiniões
dos outros, além de se mobilizarem com os sentimentos distintos.
Ajudar ao próximo é um excelente exercício para a
autoestima do aluno. Trabalhos coletivos, como ajudar o outro em sua
dificuldade, é uma forma de reforçar o aprendizado e perceber o quanto
podemos ser úteis para a formação de uma pessoa do nosso convívio, bem
como as mesmas são importantes para nós quando necessitamos.
Esses exercícios de solidariedade proporcionam a
integridade do grupo, relações mais harmoniosas no cotidiano da sala de
aula, além de autoestima favorecida em todo o grupo, inclusive do
professor.