segunda-feira, 6 de maio de 2013

Ressignificando a aula de leitura a partir dos Gêneros Textuais


Hoje, 6 de maio, a Professora Diana, com seus alunos do 6º Ano, turma 61, nas aulas de Língua Portuguesa, desenvolveu diversos gêneros textuais como: poesias, charges, histórias em quadrinhos, tiras, fábulas. Integrando o conteúdo a  uma das ações do  primeiro trimestre do Projeto da Escola que é Ler e Compreender: compromisso de todas as áreas. Após a explanação da professora, os alunos confeccionaram, em sala de aula, cartazes com os gêneros textuais relacionados ao tema citado.
Sabemos que a escola precisa formar leitores críticos que consigam construir significados para além da superfície do texto, observando as funções sociais da leitura e da escrita nos mais variados contextos, a fim de levá-los a participar plena e criticamente de práticas sociais que envolvem o uso da escrita e da oralidade. A noção, portanto, de prática social, convoca um dos primeiros argumentos em defesa do uso dos gêneros em sala de aula.