quarta-feira, 31 de julho de 2013

Pais Separados


Lidar com o ex- marido  quando se  tem filhos pode ser muito difícil, especialmente quando  emoções negativas estão envolvidas devido a separação.
Ser  pai  ou mãe significa  colocar os interesses dos filhos acima dos seus próprios interesses, e isso quer dizer encontrar um jeito de  construir um relacionamento cordial com seu ex,  para que os dois continuem sendo os pais que o seu filho estava acostumado a ter.
Afinal em uma separação existe ex-esposa, ex-marido, porém não existe ex-filho. Por isso engula o orgulho ou a tristeza e pense no seu filho, pois os dois lados terão que ceder em algo em favor do bem estar da criança.
O seu ex pode estar receptivo ou não a iniciar este novo relacionamento, porém independente dele, você pode começar.
Adotando essas dicas, a longo prazo, você verá os frutos, pois o seu filho vai admirá-la  ao lembrar como você portou-se com classe,  dignidade e respeito diante de uma situação tão dolorosa e delicada.
Assim, mesmo que seja duro, difícil, sente-se com seu ex e juntos definam quais serão os limites e privilégios nesse relacionamento. Aqui vão algumas dicas que lhe ajudarão.

O que não fazer:

  • - Nunca sabotar o relacionamento do seu filho com o pai.
  • - Nunca use seu filho como um objeto para ferir seu ex.
  • - Nunca use seu filho para manipular e negligenciar seu ex.
  • - Nunca transfira mágoas ou frustrações do seu ex para seu filho.
  • - Nunca obrigue seu filho a escolher um lado
  • - Nunca transforme eventos em família em situações de tensão
  • - Nunca fale mal do seu ex para o seu filho
  • - Nunca use seu filho para desabafar, ele não é um adulto
  • - Não amenize a tristeza da separação enchendo seu filho de presentes
Há duas regras importantes a respeito dos filhos em períodos de crise e instabilidade na família:
  1. - Não os sobrecarregue com situações que eles não possam controlar.
  2. - Jamais peça que seus filhos tratem de questões que dizem respeito aos adultos. As crianças não estão preparadas para compreender e solucionar os problemas dos adultos.

O que fazer:

  • - Comprometa-se com seu ex de, em nenhuma hipótese, desacreditar o outro na frente do filho e proibir que os filhos refiram-se de forma desrespeitosa ao pai ou vice-versa,
  • - Sente-se com seu ex e comprometam-se em deixar as diferenças de lado e concentrar apenas nas necessidades dos filhos,
  • - Negocie e entre em acordo como será o procedimento para os dias de visita, feriados, aniversários, eventos, viagens, etc,
  • - Tracem de comum acordo, regras de disciplina e educação para que os filhos tenham clareza, quer estejam na casa da mãe ou do pai,
  • - Comunique-se ativamente com seu ex sobre todas as questões relativas ao desenvolvimento dos filhos,
  • - Estejam atentos porque os filhos testarão os limites e as regras, bem como tentarão obter vantagens, e depois chegarão em casa com a fala  “Na casa do meu Pai eu posso fazer o que eu quiser “,
  • - Antes de sair tirando conclusões apressadas e tomando partido, sempre converse antes com o seu ex para apurar o acontecido,
  • - Embora possa ser emocionalmente doloroso, certifique-se de que, tanto você quanto o seu ex coloque o outro a par de qualquer alteração que houver, para que jamais o outro tenha que receber as notícias pelo filho. Filho não deve ser usado como mensageiro,
  • - Empenhe-se sempre em manter o controle emocional
Tomando esses pequenos cuidados você estará minimizando os efeitos emocionais que a separação causa nos seus filhos.
Fonte:www.comoeducarosfilhos.com.br

terça-feira, 30 de julho de 2013

Jardim da Escola


Estamos construindo o jardim com o aproveitamento de pneus, arrecadados, pelos alunos, pneus que se não fossem reutilizados, com certeza iriam poluir o ambiente em que vivemos, durante centenas de anos. Outra preocupação é com a preparação do solo e com a aplicação dos adubos, pois estamos colocando principalmente adubo orgânico, procurando manter o solo bem preparado para o plantio de flores, deixando o ambiente escolar em breve, florido, melhorando assim a qualidade de vida dos alunos e da comunidade, já que estamos  cuidando do ambiente escolar e protegendo a natureza.

Na manhã, de hoje, contamos com o apoio dos alunos dos Anos Finais, orientados pela professora Luci Mara Azambuja, que estão preocupados em deixar o solo bem preparado  para o bem estar das flores, que serão plantadas pelos alunos do Pré e dos Anos Iniciais.


                Clique aqui e veja as fotos

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Recomece Sempre



Observe a natureza. Tudo nela é recomeço. No lugar da poda surgem os brotos novos. Com a água, a planta viceja novamente (renasce). Nada para. A própria terra se veste diferentemente todas as manhãs. Isso acontece também conosco. A ferida cicatriza. As dores desaparecem. A doença é vencida pela saúde. A calma vem após o nervosismo. O descanso restitui as forças. Recomece. Anime-se. Se preciso, faça tudo novamente. Assim, é a VIDA!




domingo, 28 de julho de 2013

Volta às aulas: Segundo semestre letivo começa nesta segunda


O ambiente da Escola é familiar e o espaço aconchegante. Que o segundo semestre seja marcado com muitas conquistas, realizações e muito sucesso. Que Deus nos ilumine e proteja sempre.Desejamos a todos os alunos, professores, educadoras especiais, funcionários um ótimo retorno às aulas.

As férias dos mais de 500 alunos da Escola Assis Brasil terminam amanhã, segunda-feira (29), quando os estudantes devem voltar às aulas para o início das atividades letivas do segundo semestre. Para receber os alunos, a escola preparou algumas novidades nos banheiros como espelhos, dispenser, conclusão do Laboratório de Ciências, que em breve estará à disposição dos professores e alunos.Também estamos continuando a campanha para sensibilização do uso correto dos espaços escolares. Estamos fazendo um lindo jardim com pneus coloridos, onde cada turma do Pré-Escolar e dos Anos Iniciais (1º ao 5º Ano) terá um canteira para plantar e para cuidar. A secretaria da escola recebeu melhorias: um  novo balcão para recepção. Dispomos de vários jogos pedagógicos, material esportivo, livros de literatura infantil e juvenil, livros para professores e alunos, revistas.  A cozinha ganhou um relógio novo. As revitalizações favorecem os alunos, que passam a ter espaços adequados e com boa estrutura para uma educação de qualidade.

Qualificação

Além das melhorias da rede estrutural de educação, a escola, através do Programa A União Faz a Vida -Sicredi, também investe na atualização e qualificação dos profissionais  de educação. Eles estarão passando por  uma oficina, no dia 2 de agosto, pelo período da tarde, com professores da URI - Santiago, a fim de atualizarem-se para começar o novo semestre letivo.

Cuidar da escola é cuidar do que é nosso. Temos que ter a consciência de que o patrimônio público é um bem de todos nós e que precisamos preservar.

Pensando nisso, estamos publicando aqui algumas dicas de conservação do patrimônio escolar. Esperamos a contribuição da comunidade da Escola Assis Brasil.

01-Quando tomar refrigerante, amassar a latinha e colocá-la no lixo.

02-Quando usar o banheiro, não se esquecer de dar descarga, lavar as mãos e fechar a torneira. 

03-Colaborar na limpeza e conservação da escola, não jogando lixo no chão, não riscando as paredes ou carteiras para o seu próprio bem estar no local.


04-Ter cuidado para conservar o refeitório sempre limpo e organizado , evitando jogar restos de comida ou embalagens descartáveis de salgadinhos fora da lixeira.

05-Na biblioteca, manter silêncio, organização e ter cuidado com o manuseio dos livros para não danificá-los.

06-Substituir por um livro novo, aquele que estiver sob responsabilidade do aluno e for perdido ou rasgado.

07-Respeitar as normas para uso do laboratório de informática e dos demais espaços pedagógicos da escola .

08-Quando vier de bicicleta, descer da mesma e empurrá-la até o local onde irá guardá-la, tomando cuidado para não machucar os colegas.

09- Não pisar nas plantas do jardim.

10- Demonstrar a educação que recebe em seu lar e na escola fazendo uso de certas palavras mágicas : obrigado, por favor, com licença, desculpe-me...

Brasil de Amor Eterno...



Por Agnes Patias - Psicóloga


Desde o início de minha existência até os dias atuais, tenho experenciado inúmeros acontecimentos que marcaram a história deste país em que vivo, enorme por sua extensão territorial bem como por sua imensa população,ou seja, GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA.
Diversos movimentos aconteceram como o hippie, de mulheres, dos cara pintadas, entre outros. Assisti a aprovação de muitos estatutos, dentre estes o ECA e o do Idoso aos quais CONSEGUIMOS CONQUISTAR COM BRAÇO FORTE. Hoje, acompanhada de meus filhos, assisto mais um momento histórico da vida DE UM POVO HEROICO, O BRADO RETUMBANTE de vozes em uníssono a clamar por justiça e moralidade na vida política a qual de muitas formas estamos inseridos e não podemos nos desresponsabilizar por isso.
A luta precisa se dar pelos atos coletivos, ignorando o modo individualista e imediatista de se fazer as coisas, conhecido como o dócil "jeitinho brasileiro", que adestra e controla corpos. A revolução pacífica, necessária a qualquer tipo de mudanças está a acontecer e alarga-se a visão de que O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FÚLGIDOS, BRILHOU NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE.
O descaso, a impunidade e a corrupção que assola nosso país acordaram este povo sofrido que desperta agora do BERÇO ESPLÊNDIDO, consciente do risco que  corremos, mas se pensarmos mais profundamente perceberemos que viver já é um risco,portanto este seria apenas mais um desafio dentre tantos que necessariamente enfrentamos no dia a dia.
O país reconhecido mundialmente pelo gingado das belas mulatas,futebol, carnaval e novelas hoje dá-se conta  que seu potencial vai além desta estética, dando um basta nas mazelas que nos acometem e a necessidade de reivindicar por uma educação com qualidade, saúde digna, hoje adoecida pelas carências existentes, segurança pensada com a população e a execução de outras políticas públicas eficientes.
Pagamos hoje um dos impostos mais caros do mundo, para  quem sabe atender as demandas de interesses duvidosos, com muita disparidade econômica e social que chega aos limites da tolerância. 
Queremos um estado verdadeiramente laico,que respeite a diversidade e a singularidade de nosso povo, desconsiderando os atos isolados de transgressão às leis, pois estes a justiça incumbe-se de definir e julgar .
O Brasil é de todos nós e não apenas de ideologias partidárias que pregam discursos históricos isolados ou interesses particulares, afrontando a nossa democracia enquanto cidadãos.
Esta onda de manifestos é consequência do sufoco constante de uma geração ativa que hoje se desloca às ruas para mostrar a cara e reivindicar direitos assegurados e não cumpridos pelas autoridades eleitas por um voto de confiança.
És GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA e SE ERGUES DA JUSTIÇA  A CLAVA FORTE, VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA na busca não da cura gay legitimada pelo ato médico, pois esta não é uma doença e sim uma condição, mas da negligência , da fome, do preconceito, da injustiça social manifestada visualmente nos  becos,vielas e marquizes onde amontoam-se os ditos marginais, excluídos, à beira do abismo humano.
Apesar deste novo tempo, ao qual estamos autorizando-nos para a luta , precisamos estar conscientes para onde vamos e o que realmente queremos de modo a  consolidar a verdadeira PAZ NO FUTURO E GLÓRIA NO PASSADO.

Queremos a efetição da democracia com responsabilidade, nesta TERRA ADORADA,onde nascemos,vivemos e pretendemos deixar um pouco de nós, sim , à nossa querida PÁTRIA AMADA,BRASIL.

sábado, 27 de julho de 2013

Como acabar com as birras e manhas


Quando as crianças se descontrolam devido as birras é algo assustador, principalmente se você estiver em um local público, como por exemplo um supermercado ou uma loja.
Quem já não presenciou, alguma vez, uma criança gritando, chorando, jogando algo para os lados, saltando e mexendo os braços raivosamente, rolando no chão, ofendendo a mãe, ou até mesmo em uma atitude extrema, puxando os próprios cabelos e arranhando o próprio rosto?
Todos que já presenciaram uma cena destas se perguntam quais são as razões que fazem uma criança agir de forma tão descontrolada e agressiva. Aqui vão algumas razões:
As crianças podem estar cansadas;
As crianças podem estar com fome;
Mudanças repentinas no seu meio ambiente, tais como: divórcio, chegada de um irmãozinho;
A criança pode não saber ainda como expressar suas emoções e o único modo que encontra é fazendo birras;
As crianças podem usar birras para chamar a atenção dos Pais;
Talvez a criança esteja sobrecarregada com atividades ou tarefas;
Está habituada a fazer o que quer, quando quer e como quer e por esta razão precisa de limites bem definidos e ter claro as consequências.
Por isso, antes de precipitar-se, procure investigar a causa real da birra, e só então tome as medidas mais adequadas a situação.
Como os Pais devem lidar com os ataques de birra?
Quer o seu filho use a birra, diariamente ou de vez em quando como estratégia para conseguir o que quer, existem algumas coisas que você pode fazer para efetivamente controlar os ataques quando ocorrerem:
· Jamais perca o controle emocional, nada de gritar, esbravejar ou bater, pois mesmo em uma crise de birra ele saberá direitinho como manipular os pais,
· Se a birra foi devido a você ter negado algo que ele queria, então ignore-o, pois você alimenta a birra se ficar procurando justificar-se, além do mais ele estará muito alterado para compreender.
· Nunca ceda às chantagens que o seu filho fizer,
· Não suborne a criança para que ela pare a birra. Nada de dar o que ela quer, pois ao ceder aos caprichos dela você está dizendo `funcionou, na próxima vez faça igual que eu cederei novamente`,
· Reserve um local da casa para que ela seja colocada até acalmar-se, pode ser sobre um tapete ou uma almofada. Diga a ela que depois que estiver calma vocês conversarão,
· Retire os privilégios tais como: brinquedos, uso do computador, dos games, etc,
· Seja constante na disciplina, nada de um dia fazer de um jeito e no outro mudar tudo. Isso confunde a criança,
· Seja firme e sempre cumpra o combinado. Sim é sim, e não é não. Ficar a todo momento voltando atrás no que foi combinado é nocivo para o bom desenvolvimento da criança.
Lembre-se que, você e seu cônjuge são os líderes dentro do lar. Portanto caberá aos dois dar o devido direcionamento do que é certo e errado, do que é aceitável e do que é inadmissível.
Saiba que nesta fase da vida os filhos precisam ser dirigidos pelos Pais, eles ainda não tem estrutura desenvolvida para lidar com decisões que cabe somente aos Pais tomar. São os Pais que devem dirigir o Lar e a educação dos filhos.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Como conversar com filho adolescente


Conversar com um adolescente, nem sempre é uma tarefa fácil. Ainda mais se você deseja que ele preste atenção. É comum muitos pais queixarem-se de que os filhos não `conversam` com os pais ou `não ouvem` o que os pais tem a dizer.
Por outro lado, quando perguntado aos adolescentes o que eles acham,a resposta é sempre a mesma : `meus pais não conversam comigo` ou ainda `meus pais não sabem me ouvir`.
Aqui vão algumas sugestões para que você construa a ponte e comece a comunicar-se melhor com o seu filho adolescente.
Certifique-se quando você abordar seu filho adolescente, ele não esteja distraído com outra coisa do tipo: jogando vídeo game, assistindo um vídeo, ou até mesmo com o rádio ligado.
Comece a conversa perguntando a respeito do assunto que você quer discutir com ele. Isso dará a chance de emitir opinião e mostrar primeiro o ponto de vista dele. Fazendo isto você demonstra que as opiniões dele contam e que você quer ouvi-las.
Preste atenção ao que ele está dizendo. Ouça com o coração, sem julgamentos ou em atitude agressiva. Se você quer que o seu filho adolescente te escute, então precisa dar o exemplo em mostrar que realmente o está escutando,
Após ouvir o que ele deseja falar, procure repetir a ideia principal do que ele acabou de falar, de modo a deixar claro que você o compreendeu o ponto de vista dele, antes de fornecer a sua própria opinião e conselho.
Se a questão que estiver sendo debatida envolver tomada de decisão, então peça para ele após ter emitido opinião ou ponto de vista, levantar também os pró e os contras daquela situação, assim ficará muito mais fácil os dois lados chegarem a um consenso onde haja o ganha-ganha para ambas as partes
Entenda que antes de tudo, damos atenção a quem: gostamos, admiramos e confiamos, assim é necessário manter um estreito relacionamento com os filhos para que a comunicação atinja esse ponto ideal.
Gostar, admirar e confiar: como funciona na prática?
Se você não sabe, ou não tem ideia de como funciona nutrir um relacionamento, seja ele de esposa e marido, pais e filhos , já lhe digo que a chave é: Passar mais tempo com o ser amado.
Sabemos que os adolescentes preferem estar mais com os amigos que com os pais, porém aqui vão algumas sugestões para você mudar isso:
- Refeições em família: planeje estar em casa e fazer as refeições com a família, neste momento só vale compartilhar coisas boas do dia, interesses, idéias, etc.
- Ofereça carona quando ele precisar, é uma ótima oportunidade para passar um tempo a sós. Adolescentes conversam mais facilmente quando não precisam olhar olho no olho.
- Hora de dormir: Dê uma passada no quarto dele antes de dormir, para um bate papo
- Lanche da tarde: leve o seu filho para tomar um café ou milk-shake, porém escolha um local onde os amigos não frequentam. Adolescentes ficam muito envergonhados se os amigos os veem com os pais.
- Encontre interesses que sejam comuns aos dois e procurem praticar juntos. Exemplo: andar de bicicleta, nadar, jogar xadrez, esportes radicais, pintar, dançar, etc.
- Mostre seu amor por ele: o amor precisa ser continuamente mostrado para ser sentido. Por isso diga-lhe sempre que o ama
- Expresse sempre palavras de carinho, motivação e apoio.
- Esteja sempre atento para oferecer sua ajuda a ele em algum projeto ou situação que ele precise
- Celebre sempre os sucessos e as conquistas que ele alcançar.
- Quando ele destacar-se em algo ou superar um desafio, deixe um bilhete dizendo o quanto você se orgulha dele.
Todas estas sugestões implicam em gestos simples da sua parte e causarão um impacto profundo no coração do seu filho adolescente. Tente, e veja as mudanças.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Pais que brigam na frente dos filhos


Você já deve ter ouvido o conselho `Jamais brigue na frente dos filhos`, e deve estar achando que é mais fácil falar do que fazer.
Saiba que os conflitos fazem parte da vida e são uma excelente oportunidade de ensinar os filhos como discutir os problemas. Pois através deles os filhos aprendem sobre compreensão, tolerância, ouvir com o coração e negociar soluções.
O fato é que, brigar na frente dos filhos alimenta os sentimentos negativos de aflição, medo, tristeza e incerteza quanto a estabilidade do lar. Além do mais, é comum que as crianças acabem por culparem-se pelos pais estarem brigando, e isso por si só estremece a sua segurança emocional , pois elas necessitam sentirem-se seguras sobre o relacionamento dos pais.
É sabido que ter que criar os filhos, lidar com os problemas financeiros e ainda estar pronta para a correria do dia a dia, toda esta rotina acarretam situações que culminam em estremecer até o relacionamento mais estável que o casal possa ter.
Entretanto aqui vão algumas dicas para você melhorar a comunicação com seu cônjuge sem ter de expor seus filhos a situações delicadas:
- Reserve um momento para discutir certas questões quando os filhos não estiverem por perto,
- Estabelecer uma palavra código, por exemplo, pode ajudar quando uma situação estiver saindo do controle e as crianças estiverem por perto. Assim, se você sentir a tensão aumentar, diz a palavra código, pára a discussão e deixa a questão para ser resolvida mais tarde em particular e quando os ânimos estiverem mais calmos,
- Enquanto os ânimos esfriam, procure escrever seus sentimentos no papel ou até mesmo enviar ao seu cônjuge por email. Isso ajuda a amenizar a raiva e faz com que você concentre-se no que importa,
- Pense nos filhos ! Lembre-se quanto você os ama, e como é doloroso para eles verem as duas pessoas que eles mais amam brigando,
- Jamais envolva os filhos na briga. É injusto forçá-los a posicionarem-se e assumirem um lado, mesmo que você tenha razão e o outro lado não,
- Considere procurar ajuda, de modo que vocês possam ser auxiliados nas questões que estão bloqueando a comunicação e minando o relacionamento a dois.
É muito proveitoso para os filhos, quando eles podem observar os pais discutirem de forma amigável uma determinada questão, pois eles aprendem como um conflito pode ser solucionado sem que o relacionamento fique abalado.
Assim, da próxima vez, tente controlar a raiva e durante a discussão não se permita dizer palavras ofensivas ou alterar a voz, procure manter o autodomínio, ainda mais se os seus filhos estiverem por perto.
Fazendo deste modo você tornar-se-á um modelo para eles se inspirarem e enviará uma mensagem muito positiva ao seu cônjuge: de que você o respeita e tem carinho por ele.
As situações de conflito podem ser muito positivas, pois o seu filho estará aprendendo lições valiosas não apenas sobre resolução de problemas, mas principalmente sobre o casamento, e como o relacionamento a dois é nutrido através da compreensão, do respeito  e amor.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

7 Segredos das Famílias Fortes


Família deveria ser uma palavra que evocasse sentimentos do amor, aceitação, calor, apoio e divertimento.
O lar é o lugar nos sentimos queridos, seguros, e relaxados. Assim , quais são as qualidades que podemos cultivar dentro de nossas famílias que forneçam aos nossos filhos um lar que seja sólido ?
Dentre todas as qualidades quero destacar as sete principais. Elas não estão listadas em nenhuma ordem em especial. Porém elas ajudarão a definir os valores familiares a serem transmitidos aos filhos.
1) A família vem em primeiro lugar: um dos ensinamentos que você deve dar os filhos é mostrar que a sua família é o presente mais valioso que há no mundo. Para isso existem muitas maneiras de passar esta mensagem diária. Uma delas é que você deve reservar tempo para estreitar os relacionamentos com cada membro da família.
Programe esse tempo, e se esforce para que pelo menos as refeições da noite sejam feitas em conjunto todos os dias.
Se na semana for impossível programar esse tempo, faça-o nos fins de semana. Estabeleça atividades de relaxamento e diversão.
Ao criar e manter esses momentos em família você estará incutindo valores preciosos no coração dos seus filhos, e mostrando a eles que a sua família vem em primeiro lugar.
2) As tradições e os Rituais familiares- As tradições familiares são responsáveis por manter uma família unida. As tradições e os rituais são únicos e variam de família para família, entretanto são eles que ditam aquelas lembranças gostosas e inesquecíveis da infância.
Você ainda se lembra quando visitava os avós? as comemorações de Páscoa? Natal? Ano Novo? as viagens em família? os passeios? as comidas gostosas que sua mãe fazia? as conversas com seu Pai? as brincadeiras que faziam dentro de casa nos dias de chuva?
Os rituais fornecem a estabilidade às crianças mais novas e previsibilidade aos adolescentes durante as épocas turbulentas.
3) Ouvir com o Coração – quando você ouve com o coração e tenta escutar os sentimentos que estão por trás do que seu filho diz, você está mostrando a ele que realmente o compreende.
Esqueça a lenga-lenga `Porque eu sou o adulto eu sei mais` e apenas concentre-se em ouvir . Além de aprender mais sobre seu filho, também o estará ensinando a habilidade de compreender os sentimentos dos outros.
4) Apoio – apoiar todos os membros da família, motivando-os quando eles enfrentam novos desafios é de suma importância para a construção de um senso de unidade familiar.
Palavras amáveis, bilhetinhos espalhados pela casa mostram aos filhos que você os apoia. Reconhecer os talentos e interesses dos filhos também faz com que eles tenham auto confiança de sair e enfrentar os desafios. Pare e pense: atualmente no que seu filho está precisando de apoio? O que ele precisaria ouvir e saber de você neste momento difícil ???
5) Disciplina – Seu filho PRECISA que você esteja no controle, estabelecendo o rumo, sendo consistente com o que diz e faz, por isso deixe claro suas expectativas e reforce as consequências. Caso contrário eles não terão a autodisciplina necessária para fazer amigos, ir bem na escola ou ser um adulto responsável.
6) Cultive a espiritualidade – Saber que há um poder maior, acima de tudo, nos ajuda a enfrentar os tempos difíceis . Arranjar tempo para agradecer pelos bênçãos recebidas, nos tira do foco egocentrista de apenas preocupar-nos com as nossas coisas, e redireciona o foco para o outro, pois nos lembra que há um mundo fora da nossa casa com pessoas que sofrem e precisam de ajuda. Faz com que o seu filho não cresça orgulhoso e achando-se auto-suficiente.
7) Compartilhar alegria – Rir, continua sendo um poderoso remédio, por isso seja menos sério. Não tenha vergonha de fazer uma guerra de travesseiro com os filhos. Tente relaxar e faça algo divertido com a família todos os dias. Não importa se é um concurso de mímica ou a dança da galinha, divirta-se com eles.

e-mail da Assessora de Programas Sociais do Sicredi: Roseli Esmério Ribeiro



  RES: EMEF Assis Brasil

De:
Roseli Esmerio Ribeiro 
Oi Ita!

O que dizer diante de tão significativas ações, faltam palavras e todo o discurso seria pouco perto destas práticas.

Só me resta agradecer, pela oportunidade de poder compartilhar com esta escola, alguns momentos; além disso PARABÉNS PELO EXCELENTE TRABALHO   , a Você  e ao  teu quadro de educadores e alunos , quando possível transmita a eles por mim.

No mais, obrigada pelo envio do material.

Abraços e bom trabalho

Roseli

terça-feira, 23 de julho de 2013

Férias escolares: 40 coisas para fazer com as crianças


Quando chega as férias escolares nem sempre é motivo de alegria para todos os Pais e Mães, afinal no mês de Julho nem todas as mães que trabalham podem tirar férias, até porque muitas  famílias preferem fazer as férias coincidirem com as festas de final de ano.
De qualquer modo, como entreter os filhos sem perder o bom humor e o emprego ?  
O fato é que: as crianças não querem saber se você está trabalhando ou se também está de férias, porque  elas querem é passear, curtir as férias, ter coisas legais e divertidas para fazer.  
Claro que, se você não trabalha fora, este é o período de levantar mais tarde, ficar despreocupada com tarefas escolares, em preparar a lancheira, organizar material e uniforme, enfim, todo aquele corre-corre diário .
O importante em período de férias é: DEIXAR AS CRIANÇAS OCUPADAS !  
Afinal, não há nada mais frustrante para as crianças que retornar as aulas ter de responder a primeira pergunta do dia que é : “ o que você fez nas férias ? “ .  
Mas não pense que o que é um programão de férias para você, necessariamente o é para os seus filhos, por isso muita atenção na seleção do que fazer nas férias, afinal, as férias são das crianças e nada mais justo pedir que elas enumerem o que desejam fazer, e então caberá a você selecionar o que é sensato e possível de realizar. 
Para ajuda-la a tirar o máximo proveito desse período, coloquei abaixo uma lista com 40 ideias para você e seus filhos divertirem-se bastante nestas férias. Separei as ideias por categorias de forma a ajudá-la a encontrar as atividades que melhor atendam a você e aos seus filhos.
Então vamos lá. 
  •  Atividades para serem feitas em casa ou em dias de chuva:

1.       Façam bolo ou biscoito juntos
2.       Convide amigos dos seus filhos para brincarem na sua casa
3.       Faça a noite da pizza: vocês fazem a pizza
4.       Karaokê: façam concurso de canto e dança
5.       Jogo de obstáculos: crie obstáculos com almofadas, travesseiros, caixas, cadeiras, cobertores  e uma linha de chegada. Quem chegar primeiro sem derrubar nada vence
6.       Biscoitos de gelo: em forminhas de biscoito coloque suco de frutas de vários sabores e leve ao freezer
7.       Separe algumas roupas que não usam mais e customizem usando retalhos, adesivos, pintura, colagem
8.       Fazer o Diário de Férias: fotografe as brincadeiras, passeios, etc
9.    Façam espetinhos de frutas. Você pode passar os espetinhos no mel, ou no açúcar, no chocolate granulado etc
10.   Escrevam uma carta para um familiar, incluindo fotos e desenhos
11.   Realizem  uma sessão pipoca/cinema em casa
12.   Convide os amigos do seu filho e façam a noite do pijama ou dos games
13.   Para as meninas, faça o dia do “ Salão”, chame as amigas delas e deixem que arrumem o cabelo umas das outras, pintem as unhas, etc.
14.   Para os menores: Faça máscaras de super herói. Ex. Homem Aranha, Zorro, Batman. Utilize cartolina, tintas, ou tecido.
15.   Façam juntos objetos e brinquedos de sucata tais como: Robôs, porta retrato, barcos, fantasias, etc.
16.   Façam fantoches  e/ou bonecos e bolas utilizando meias velhas
17.   Faça sorvete em casa
18.   Faça o dia do cupcake ou do pastel, da pizza, do sorvete, etc
19.   Aprenda jogos de tabuleiro: Dama, Xadrez, Monopólio, Soletrando, etc.
  
  •          Atividades fora de casa:

20.   Façam um jardim ou uma horta. Se não tiver quintal, usem uma jardineira
21.   Façam um pic-nic
22.   Esconda um chocolate ou balas no jardim e realize a “ Caça ao Tesouro”
23.   Leve as crianças a um Parque ou Pracinha para soltar pipa.
24.   Passe alguns dias com os avós
25.   Passe alguns dias na praia ou no campo
26.   Visite um Museu, Exposição, Biblioteca
27.   Vá ao Cinema
28.   Visite um pomar e permita que as crianças subam nas árvores e colham os frutos
29.   Realize uma viagem de 1 dia como: visite uma aldeia indígena e/ou histórica, vá até  o centro da  cidade, vá até a cidade vizinha, vá até um Parque Aquático, visite uma Reserva Ambiental
30.   Visite o Planetário
31.   Visite alguém solitário em um Asilo, Ong, Abrigo, Hospital, etc
32.   Façam uma fogueira e asse batatas, milho. Aproveite para contar aos seus filhos estórias de quando você era criança

  •          Atividades mais “ radicais”:

33.   Vá pescar e/ou acampar
4.   Procure atividades gratuitas oferecidas pelos Shoppings (quase todos tem uma programação especial para as férias escolares)
35.   Se possível, leve os seus filhos para conhecer o seu local de trabalho
36.   Programe passeio de bicicleta em família
37.   Leve seus filhos para andar de patins e/ou skate
38.   Leve-os para passear de trem
39.   Permita que eles aprendam algo “ radical” por exemplo: Arvorismo, Patinação, Teatro, Escalada, etc.
40.   Deitem na grama e brinquem de adivinhar formas com as nuvens

Engana-se quem pensa que as férias podem custar muito.
Asseguro que se você planejar algumas das atividades acima já será o suficiente para deixar as crianças felizes sem gastar quase nada.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Autoavaliação-Primeiro Semestre



PALAVRA LIVRE DE ALGUNS PROFESSORES ( depoimentos autorizados pelos professores)

Gostaria de agradecer à Equipe da Escola Assis Brasil onde há 3 anos iniciei meu trabalho e sendo um trabalho novo tinha muitas dúvidas, incertezas e inseguranças. Mas encontrei na equipe diretiva o apoio para construir um trabalho que se renova a cada atendimento realizado.
Hoje posso dizer que estou adaptada e integrada ao grupo de professores, me sinto feliz em fazer parte desta equipe.
Obrigada!
Com carinho
Educadora Especial Vanessa Lemos Amorim




Adoro trabalhar na escola, onde busco sempre realizar um ótimo trabalho, interagindo com todos no ambiente escolar. Procuro desenvolver os alunos em suas múltiplas capacidades, levando em consideração seus limites de aprendizagem e desenvolvimento.

Professora de Português Rodenéia Uberti



Sempre faço um trabalho com responsabilidade e dedicação, porém, a realidade em sala de aula não é fácil. Infelizmente hoje há uma inversão de valores e o professor sofre muito com certas atitudes de alunos e leis que amparam os mesmos.

Professora  de História Liane Gonçalves Leiria


Apesar de estar em final de carreira, na educação municipal, jamais pensei em agir de forma inadequada com meus alunos, colegas (professores e funcionários) e direção desta escola. Sempre busquei com responsabilidade dar o melhor de mim para que meus alunos, levem para suas vidas algo que possa acrescentar tanto na vida de estudante quanto em suas vidas pessoais, com bons exemplos e atitudes condizentes com um professor. Tenho só a agradecer a Deus e a todos que me cercam pela oportunidade de convívio  incluindo meus alunos, que apesar de hoje em dia não serem mais aqueles alunos dedicados, responsáveis..., com algumas exceções, sempre procurei manter um bom relacionamento amigável, respeitoso buscando sempre a harmonia e o entendimento através de uma boa conversa.

Professora  de Geografia Zelaine Gindri