domingo, 28 de julho de 2013

Brasil de Amor Eterno...



Por Agnes Patias - Psicóloga


Desde o início de minha existência até os dias atuais, tenho experenciado inúmeros acontecimentos que marcaram a história deste país em que vivo, enorme por sua extensão territorial bem como por sua imensa população,ou seja, GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA.
Diversos movimentos aconteceram como o hippie, de mulheres, dos cara pintadas, entre outros. Assisti a aprovação de muitos estatutos, dentre estes o ECA e o do Idoso aos quais CONSEGUIMOS CONQUISTAR COM BRAÇO FORTE. Hoje, acompanhada de meus filhos, assisto mais um momento histórico da vida DE UM POVO HEROICO, O BRADO RETUMBANTE de vozes em uníssono a clamar por justiça e moralidade na vida política a qual de muitas formas estamos inseridos e não podemos nos desresponsabilizar por isso.
A luta precisa se dar pelos atos coletivos, ignorando o modo individualista e imediatista de se fazer as coisas, conhecido como o dócil "jeitinho brasileiro", que adestra e controla corpos. A revolução pacífica, necessária a qualquer tipo de mudanças está a acontecer e alarga-se a visão de que O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FÚLGIDOS, BRILHOU NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE.
O descaso, a impunidade e a corrupção que assola nosso país acordaram este povo sofrido que desperta agora do BERÇO ESPLÊNDIDO, consciente do risco que  corremos, mas se pensarmos mais profundamente perceberemos que viver já é um risco,portanto este seria apenas mais um desafio dentre tantos que necessariamente enfrentamos no dia a dia.
O país reconhecido mundialmente pelo gingado das belas mulatas,futebol, carnaval e novelas hoje dá-se conta  que seu potencial vai além desta estética, dando um basta nas mazelas que nos acometem e a necessidade de reivindicar por uma educação com qualidade, saúde digna, hoje adoecida pelas carências existentes, segurança pensada com a população e a execução de outras políticas públicas eficientes.
Pagamos hoje um dos impostos mais caros do mundo, para  quem sabe atender as demandas de interesses duvidosos, com muita disparidade econômica e social que chega aos limites da tolerância. 
Queremos um estado verdadeiramente laico,que respeite a diversidade e a singularidade de nosso povo, desconsiderando os atos isolados de transgressão às leis, pois estes a justiça incumbe-se de definir e julgar .
O Brasil é de todos nós e não apenas de ideologias partidárias que pregam discursos históricos isolados ou interesses particulares, afrontando a nossa democracia enquanto cidadãos.
Esta onda de manifestos é consequência do sufoco constante de uma geração ativa que hoje se desloca às ruas para mostrar a cara e reivindicar direitos assegurados e não cumpridos pelas autoridades eleitas por um voto de confiança.
És GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA e SE ERGUES DA JUSTIÇA  A CLAVA FORTE, VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA na busca não da cura gay legitimada pelo ato médico, pois esta não é uma doença e sim uma condição, mas da negligência , da fome, do preconceito, da injustiça social manifestada visualmente nos  becos,vielas e marquizes onde amontoam-se os ditos marginais, excluídos, à beira do abismo humano.
Apesar deste novo tempo, ao qual estamos autorizando-nos para a luta , precisamos estar conscientes para onde vamos e o que realmente queremos de modo a  consolidar a verdadeira PAZ NO FUTURO E GLÓRIA NO PASSADO.

Queremos a efetição da democracia com responsabilidade, nesta TERRA ADORADA,onde nascemos,vivemos e pretendemos deixar um pouco de nós, sim , à nossa querida PÁTRIA AMADA,BRASIL.