Trabalhamos muito com interdisciplinaridade e grandes ações, o mês de agosto foi dedicado ao folclore. Com a ajuda de livros sobre lendas colocamos os alunos frente a frente com uma coisa extremamente brasileira e assim os preparamos para conhecer novas culturas.
A parte da Cultura Brasileira é garantida, em nossa proposta pedagógica, por meio de aulas que tratam da cultura da infância brasileira: tradições, músicas, cantigas de roda, brincadeiras, poesias, histórias etc.
O Halloween tornou-se uma festa tradicional para nossa escola devido ao crescente interesse dos alunos pela cultura americana. Desenvolver uma Festa de Halloween na escola, é dar oportunidade para que os alunos conheçam um pouco desta festa.
O Halloween faz parte da tradição norte-americana e é um tema, que se pode explorar, visando integrar a cultura brasileira à americana a partir do estudo dos costumes e tradições que busca conhecer a diversidade cultural no mundo.
Dentro do contexto escolar, procura-se também desmistificar e conhecer na íntegra a origem desta festa como forma de esclarecimento sobre as diversas concepções equivocadas que geram determinados preconceitos ao que se desconhece.
Em pleno século XXI, era da comunicação e da tecnologia,temos a grande preocupação e o desafio de fazer com que os alunos conheçam, compreendam e respeitem as diferentes manifestações culturais. Temos na comemoração do Halloween, uma oportunidade de vivenciar culturas distintas da nossa, uma vez que se trata de uma manifestação Norte Americana.
Desta forma e escola tem papel preponderante no incentivo à disseminação de novos conhecimentos, propiciando aos discentes a oportunidade de ampliar seus conhecimentos percebendo as diferenças culturais entre os vários países e até, discutir o choque cultural através de uma análise como forma de valorizar a cultura brasileira.