sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Como ajudar seu filho na escola


 Descubra como estimular um bom aluno sem pressioná-lo tanto.

Por Tyciane Vaz

Foto: Getty Images

AJUDE SEU FILHO A TIRAR NOTAS BOAS

Não é todo mundo que tem tempo e paciência para ajudar o filho nas tarefas escolares. Se você se enquadra no perfil das mães que vivem com a agenda cheia, não fique se punindo. Afinal, exagerar na cobrança de lições e notas pode ter o efeito contrário: em vez de estimular a criança, sua pressão pode prejudicá-la!


Luciana Fevorini, orientadora pedagógica do Colégio Equipe, de São Paulo, explica que a ajuda dos pais nas tarefas escolares precisa ser muito discreta. Eles devem apenas estimular a criança a organizar os estudos.


"Os pais devem supervisionar a lição de casa. O ensino de hoje não é o mesmo da época deles. Por isso, eles precisam procurar os professores e pedir orientações'', sugere ela.


Quer saber como participar sem atrapalhar? Fácil: vá às reuniões de pais e mestres, e tenha uma relação mais próxima com a escola. Quando pintarem dúvidas sobre como estimular os estudos de seu filho, converse com o diretor, o professor ou o coordenador pedagógico da escola dele. Agindo dessa maneira, a criança se desenvolverá mais rápido - e o boletim ficará muito mais azul!

MOSTRE ENTUSIASMO

Dê valor aos trabalhos que seu filho leva para casa. Assim, ele vai encarar o dever como uma tarefa prazerosa. É a oportunidade de ele raciocinar mais e resolver problemas. Acredite: boa parte do que não é assimilado em sala de aula pode ser resgatado no momento em que ele faz a lição de casa.


Ao elogiar as tarefas bem feitas, a criança ficará mais autoconfiante e vai incorporar na rotina o hábito de fazer as tarefas escolares. Chegará um ponto em que isso se tornará uma atividade normal, como outra qualquer.

ESTABELEÇA UM HORÁRIO DE ESTUDOS

Todo estudante se beneficia de uma rotina diária de estudos. Segundo Luciana Fevorini, alunos do ensino fundamental devem dedicar de 30 a 40 minutos por dia. A cada série cresce o número de matérias - por isso, é necessário aumentar o tempo de estudo em casa. Alunos do ensino médio devem estudar entre duas e três horas por dia. 


Mas lembre-se: é importante oferecer intervalos para descanso. se a criança ou o adolescente demonstra cansaço, deixe-o descansar um tempinho antes de terminar a tarefa. Um lanche ou alguns minutinhos vendo televisão podem dar uma dose de ânimo, para ele voltar com mais disposição.


Criar um cantinho de estudos também ajuda a formar a rotina. Reserve um espaço para ele - longe de TV e computador. Pode ser uma escrivaninha ou a mesa da sala (só não vale em locais muito movimentados).

VERIFIQUE SE HÁ TAREFAS PENDENTES

De uns tempos para cá, ele não anda mais trazendo deveres para casa? Mande-o ocupar o tempo livre lendo um livro - quem sabe as tarefas não aparecem rapidinho? Se ele diz quase todo dia que as tarefas são em grupo e precisam ser feitas com os amigos pela internet, desconfie! Descubra, por ele ou pela escola, se existem mesmo tantos trabalhos em grupo ou se é desculpa para ficar conversando e fugindo dos deveres.

AUXILIE NAS PESQUISAS

Alguns deveres de casa exigem estudos mais profundos sobre algum assunto. Auxilie nas buscas em livros e enciclopédias. Procure sites na internet ou indique alguém mais experiente que seu filho possa entrevistar. Mas lembre-se: não tome o lugar do professor. Tudo bem discordar de alguma atividade escolar, mas nunca tente ensinar seu filho de outro jeito. O pai ou a mãe não devem desmerecer o professor. Afinal, isso faz o estudante desvalorizar o papel do educador. Se você é professora ou não entende a metodologia aplicada, procure a escola e fale sobre suas dúvidas.

IDENTIFIQUE AS DIFICULDADES

Observando as tarefas, verifique em quais matérias seu filho enfrenta mais problemas. Isso significa que ele precisará de mais atenção em umas do que em outras. Quem sabe o irmão mais velho ou um primo não podem dar um reforço e tirar as dúvidas? Tente isso!


É importante também saber que você nunca deve brigar quando achar erros na lição dele. Deu uma olhada na redação e viu que tem muitos erros de português? Não precisa repreender seu filho. Mostre as falhas mais graves, mas deixe que a correção final seja feita pelo professor dele.

APLIQUE OS EXERCÍCIOS NA PRÁTICA

Há excelentes maneiras de estimular o aprendizado. Quer um exemplo? Quando for ao supermercado, façam uma competição para descobrir o valor da compra: quem falar a quantia mais próxima do total é o campeão. Vai ser divertido! Vale também estimular o filho nas leituras. Não adianta reclamar que ele lê pouco se você não dá o exemplo. Os pais são responsáveis, junto com a escola, por incentivar esse hábito. Antes de dormir, leiam juntos. Pode ser um bom livro, uma matéria interessante na revista ou uma notícia sobre bichos.

JAMAIS DÊ A RESPOSTA CERTA

Mesmo que ele chore, nunca faça a tarefa por ele. O ideal é deixar que ele faça sozinho. Você pode conferir depois. ''Se ele tiver dúvidas, primeiro peça que ele releia a questão e tente entender mais uma vez'', afirma Luciana.