sexta-feira, 12 de abril de 2013

Alunos da Profª Cimara trabalham com a história: O Elefantinho no Poço




O ELEFANTINHO NO POÇO
Maria Clara Machado

Certa vez o Elefantinho estava passeando com uma corda de roupa amarrada na tromba.
Ele caiu num poço e não conseguiu mais sair.
O cavalo veio e queria ajudar
O cavalo puxou a corda com toda força. Mas o cavalo sozinho não conseguiu tirar o Elefantinho do poço.
Então chegou a vaca e queria ajudar
O cavalo e a vaca puxaram e puxaram. Mas o cavalo e a vaca juntos não conseguiram tirar o Eelefantinho do poço.
Então chegou a cabra e queria ajudar. O cavalo, a vaca e a cabra puxaram juntos.
Mas o cavalo e a vaca e a cabra juntos não conseguiram tirar o Elefantinho do poço.
Então chegou o porco e queria ajudar.
O cavalo e a vaca e a cabra e o porco juntos não conseguiram tirar o Elefantinho do poço.
Então chegou a ovelha e queria ajudar.
Mas o cavalo e a vaca e a cabra e o porco e a ovelha juntos não conseguiram tirar o Elefantinho do poço.
Então chegou o cachorro e queria ajudar.
O cavalo e a vaca e a cabra e o porco e a ovelha e o cachorro puxaram juntos não conseguiram tirar o Elefantinho do poço.
E então chegou o rato e queria ajudar.
E o cavalo e a vaca e a cabra e o porco e a ovelha e o cachorro todos riram.
Mas o cavalo e a vaca e a cabra e o porco e a ovelha e o cachorro e o rato juntos conseguiram tirar o Elefantinho do poço.
E ele nunca mais caiu lá dentro.


 


 

Hoje, a professora do 1º ano, Cimara leu para  seus alunos a historinha do Elefantinho No Poço, o assunto foi a importância de um ajudar o outro, e que nenhum deles é tão fraco que não possa ajudar o outro. Assim como o ratinho da  história. O maior desafio  é, sem dúvida, fazê-los compreender que são uma equipe e que todos juntos são fortes.  Depois, a professora apresentou as doze palavras que nortearam o trabalho, baseado na  historinha: elefantinho, cavalo, cabra, cachorro, porco, ovelha, rato, poço, vaca, corda,  tromba e livro. Fizeram, também um bingo cujas cartelas eram estas palavras. Neste curto espaço de tempo, através dos jogos, as crianças memorizam todas as letras do alfabeto. Aquelas que já conheciam a maioria das letras, já começam a formar silabas.