quarta-feira, 10 de abril de 2013

Educação e Saúde é o que interessa... o resto não tem pressa



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Alunos da pré-escola


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Alunos do 1º ano


A saúde é um tema transversal que deve ser enfocado nos currículos em todos os níveis de ensino. Deve abranger todos os componentes curriculares de forma interdisciplinar.
Quando tratamos de educação e saúde, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, “percebemos que eles orientam quanto à preocupação que devemos ter em procurar assegurar aos educandos, uma aprendizagem que modifique as atitudes e os hábitos de vida e que envolvam o ser humano, a saúde e o meio ambiente”. (PCN’s SAÚDE, 2000, p. 65)

A escola é um espaço educativo e formador, apropriado para a construção da Educação em saúde, por possuir missão educativa complementar à missão da família. Assim, colabora com a construção de valores pessoais e do significado atribuído a objetos e situações, dentre as quais se encontra a saúde.

É de suma importância referenciar a educação em saúde no ensino fundamental, especialmente nos anos iniciais. Isso porque atitudes favoráveis ou desfavoráveis à saúde são constituídas desde a infância, por meio da identificação de valores observados em modelos externos ou por grupos de referências.

Sendo assim, a escola cumpre um papel destacado na formação dos cidadãos para a construção de hábitos saudáveis, na medida em que o grau de escolaridade e de desenvolvimento cognitivo contribuem para o nível de saúde da população, proporcionando a valorização da saúde, o discernimento e a participação de decisões relativas a saúde individual e coletiva.
Portanto, na escola, educar para a saúde significa promover saúde, formando no aluno as competências necessárias para o exercício da cidadania, da capacitação para o auto cuidado, bem como a compreensão de que a saúde é um direito e responsabilidade pessoal e social .É importante que a escola forme cidadãos capazes de viver nesta sociedade repleta de novas tecnologias e consumismo exagerado. Então, uma das metas a serem atingidas pela escola é a formação de valores e hábitos e entre eles está à consolidação dos hábitos de higiene e alimentação a qual deveria já vir formada pela família e que muitas vezes isto não acontece. Cabendo a escola, introduzir e firmar estes hábitos sendo que, para isto é preciso começar pela própria alimentação oferecida aos alunos no horário do lanche, a qual deve permitir a ele o contato com uma alimentação diversificada e saudável.

O professor deve manter o aluno em contato com informações, de preferência de forma lúdica, sobre os alimentos, a higiene com o corpo e com o ambiente, também orientar os alunos sobre o exagero que a mídia transmite através de propagandas, desenhos e programas de televisão para aumentar o consumo de muitos alimentos que não são saudáveis e podem prejudicar a saúde.

O estado de saúde ou de doença decorre da satisfação ou não das necessidades biológicas, afetivas, sociais e culturais, que, embora sejam comuns, apresentam particularidades em cada indivíduo, nas diferentes culturas e fases da vida.
Assim, a Educação constitui-se em importante ferramenta para estimular hábitos saudáveis.