domingo, 28 de abril de 2013

Já elogiou seu filho hoje?







por Silvia Holmes - silviaol@ig.com.br
Terapeuta emocional, Psicanalista Transpessoal, Terapeuta Floral


Na correria do dia a dia, geralmente não prestamos tanta atenção no comportamento positivo dos nossos filhos. Entretanto, qualquer comportamento inadequado é repreendido severamente. Mesmo que não o façamos severamente, é muito mais comum chamarmos a atenção dos filhos em razão de um comportamento chato ou inadequado do que elogiar no momento em que houve um comportamento adequado.

Inconscientemente, todo filho quer realizar o desejo dos seus pais, pois até os 7 anos de idade, as crianças enxergam os pais como deuses. Assim, quando um dos pais diz: "Você é preguiçoso. Vá arrumar seus brinquedos". O filho fará de tudo para ser preguiçoso. Como ele poderá contrariar seu pai ou sua mãe?! Além disso, segundo a Programação Neurolinguística, ao dizermos "Você é" estamos falando da identidade da pessoa!

Gostaria de frisar também, que nem sempre um filho estudioso e obediente é sinônimo de estar saudável psiquicamente. Muitas vezes, a criança tem esse comportamento para esconder sua tristeza, sua insegurança, seus medos etc..

Assim, é fundamental que os pais conversem com seus filhos. Pergunte-lhes como vai a escola, quem são seus amigos, o que aprendeu na escola, o que assistiu na TV, o que mais gostou de fazer na escola, o que menos gostou etc.. Além disso, sempre que a criança tem um comportamento positivo, é importante os pais ressaltarem esse comportamento elogiando o filho. Mas que seja um elogio sincero, olhos nos olhos, sorriso nos lábios e sentimento no coração. A criança é muito sensível e logo percebe se o que o adulto está dizendo é verdadeiro ou não.

Esse elogio é fundamental para o bom desenvolvimento da criança, pois ela sabe exatamente o que os pais esperam dela e fará de tudo para contentá-los. Afinal de contas, quem não gosta de ter seus esforços reconhecidos, não é mesmo?

E, então, já elogiou seu filho hoje?