segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Reunião do Programa Mais Educação

Mais Educação-2013




Realizou-se na Escola uma reunião com os monitores,a direção e a coordenação do Mais Educação para informar sobre o novo redesenho do Programa, ainda para este ano.



  O redesenho do Programa Mais Educação PME (escolas urbanas) em 2013 responde ao desafio de superar a dicotomia entre o turno e o contra-turno de modo que as atividades escolhidas sejam incorporadas nas práticas cotidianas dos professores e professoras. Desta forma, a reorganização do Macrocampo Acompanhamento Pedagógico foi elaborada na perspectiva de equilibrar a agenda curricular de modo que a escola vislumbre a organização do tempo integral, articulando as atividades do PME e os componentes curriculares.

Abaixo  as ementas das oficinas da Escola.


 EMENTAS: ATIVIDADES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO 

 ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO



Monitor João - Acadêmico de Pedagogia

Instrumentalização metodológica para ampliação das oportunidades de aprendizado
dos estudantes em Educação Integral.

• Ciências – Incentivo ao estudo dos aspectos biológicos e sócio-culturais do ser humano e de todas as formas de vida. Fomento das ciências como ferramentas de recriação da vida e da sustentabilidade da Terra. Problematização das ciências da natureza e das ciências ambientais. O compromisso do ser humano na

sustentabilidade do planeta.

• História e Geografia – Estudo da relação dos seres humanos com tempos e espaços  na co-produção e transformação cultural, política e histórica.


• Letramento/Alfabetização – Desenvolvimento da função social da língua portuguesa, comunicação verbal, leitura e escrita. Compreensão e produção de textos  de diferentes gêneros em situações comunicativas, tanto na modalidade escrita  quanto na modalidade oral.


• Línguas Estrangeiras – Introdução de estruturas básicas em línguas estrangeiras para  a leitura, escrita e oralidade, necessárias à comunicação e ao aprendizado pelo reconhecimento da diversidade sócio-cultural.


• Matemática – Potencialização de aprendizagens matemáticas significativas por meio  de resoluções de problemas, mobilizando os recursos cognitivos dos estudantes.


• Tecnologias Educacionais – Aplicação de tecnologias específicas visando à instrumentalização metodológica para ampliação das oportunidades de aprendizado dos estudantes participantes do Programa Mais Educação. Ressalta-se que as tecnologias educacionais devem ser direcionadas a cada área do conhecimento.



ESPORTE E LAZER


Monitor Rodrigo - Acadêmico de Educação Física

Atividades baseadas em práticas corporais, lúdicas e esportivas, enfatizando o resgate  da cultura local, bem como o fortalecimento da diversidade cultural. As vivências trabalhadas na perspectiva do esporte educacional devem ser voltadas para o desenvolvimento integral do estudante, atribuindo significado às práticas  desenvolvidas com criticidade e criatividade. O acesso à prática esportiva por meio de  ações planejadas, inclusivas e lúdicas visa incorporá-la ao modo de vida cotidiano.

• Atletismo; Basquete; Futebol; Futsal; Handebol; Voleibol; Natação; Tênis de Campo; Tênis de Mesa; Xadrez Tradicional e Xadrez Virtual – Apoio às práticas esportivas para o desenvolvimento integral dos estudantes pela cooperação, socialização e superação de limites pessoais e coletivos, proporcionando, assim, a promoção da saúde.

CULTURA, ARTES E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Incentivo à produção artística e cultural, individual e coletiva dos estudantes como possibilidade de reconhecimento e recriação estética de si e do mundo, bem como da valorização às questões do patrimônio material e imaterial, produzido historicamente  pela humanidade, no sentido de garantir processos de pertencimento ao local e à sua  história.


                                                                 
 Monitor Lindomar


• Artesanato Popular – O artesanato enquanto manifestação popular, permitirá a criação de objetos utilitários feitos manualmente. Partindo dos conhecimentos e saberes locais, a técnica deve ser percebida enquanto elemento cultural vivo nas comunidades, pois é passada de pai para filho. O artesão expressa em sua arte, uma
espontaneidade ingênua, suas crenças, tradições e saberes, manifestando experiências e visão de mundo, a partir de suas produções artesanais concebidas na arte popular regional de determinado território.




  Tânia Carvalho
• Canto Coral – Propiciar ao estudante condições para o aprimoramento de técnicas vocais do ponto de vista sensorial, intelectual e afetivo, tornando-o capaz de expressar-se com liberdade por meio da música e auxiliando na formação do ouvinte, de forma a contribuir para a integração social e valorização das culturas populares.


                                                                   
  Monitor Sérgio

• Capoeira – Incentivo à prática da capoeira como motivação para desenvolvimento cultural, social, intelectual, afetivo e emocional de crianças e adolescentes, enfatizando os seus aspectos culturais, físicos, éticos, estéticos e sociais, a origem e evolução da capoeira, seu histórico, fundamentos, rituais, músicas, cânticos,instrumentos, jogo e roda e seus mestres.