Dia do Folclore: 22 de agosto. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal. O folclore, ciência considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico de um povo, deve seu nome ao arqueólogo inglês William John Thoms, que no dia 22 de agosto de 1846 empregou pela primeira vez a palavra folk-lore, composta de dois vocábulos saxônicos antigos: folk, significando povo, e lore, que quer dizer conhecimento ou ciência. Portanto, o folclore pode ser definido como a ciência que estuda todas as manifestações do saber popular.
Segundo Varagnac (1948), todo fato folclórico pode responder, no curso dos séculos, a necessidades diferentes e mentalidades diferentes; para essa compreensão é fundamental não só o estudo e a pesquisa sistemática, mas também o respeito pelas coisas do povo.
A escola está comprometida com nossa cultura, resgatando nossos valores, tradições e costumes; incentivando o valor de sermos brasileiros repassando nossa cultura, através de atividades que levem os alunos a refletir sobre como o nosso Folclore pode e deve ser utilizado na aprendizagem.
Interdisciplinarmente transmitir a riqueza do nosso povo com músicas, danças, versos, adivinhas, trava-línguas, costumes, superstições, artesanatos, lendas, enfim, tudo que enriquece o Folclore e representa o nosso Brasil, assim valorizando e enriquecendo os diversos componentes curriculares.
O resultado das atividades foi surpreendente, uma vez que, os alunos assumiram as apresentações com seriedade e se empenharam de forma a retratar um pouco da Cultura Popular Brasileira, muitas vezes esquecida. O trabalho desenvolvido pelos alunos foi apresentado para as demais turmas da Escola em um rico dia de danças, lendas e acima de tudo, conhecimento.
Agradecemos aos professores dos Anos Iniciais: Cimara, Solange, Cleuza Rejane, Juliana, Augusto,Liliane, Cirlene, Angela, Nair e do Pré: Sônia, Cleuzele, Luciana, Juliana, pelo brilhante e desafiador trabalho pedagógico, que desenvolvem com nossos alunos. Às professoras Diana e Fabiane e aos alunos dos Anos Finais do Turno da Tarde, pelo belo trabalho apresentado sobre o Folclore e as maquetes expostas. À Monitora Tânia e aos alunos do Programa Mais Educação. À professora Catiane, pela confecção do mural decorativo do evento.
Agradecemos, também ao nosso ex-aluno Vítor Martins Sarmento que muito bem conduziu os trabalhos deste dia.