SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
(AEE)
Função do AEE: identificar, elaborar
e organizar recursos pedagógicos de acessibilidade que eliminem as barreiras
para a plena participação dos alunos considerando suas necessidades
específicas.
Onde é desenvolvido: nas salas de recursos multifuncionais
da própria escola ou em outra de ensino regular, devendo ocorrer no turno inverso
da escolarização, não sendo substitutivo às classes comuns.
Público-alvo: alunos com deficiência: aqueles que
têm impedimentos de longo prazo de natureza
física, intelectual, mental ou sensorial; alunos com transtornos globais do desenvolvimento:
aqueles que apresentam quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor,
comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras
(Autismo Clássico, Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett, Transtorno
Desintegrativo da Infância (Psicoses) e Transtornos Invasivos sem outra
especificação); alunos
com altas habilidades/superdotação: aqueles
que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas de
conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora,
artes e criatividade.
Atribuições do professor da sala
comum: identificação das necessidades educacionais especiais do aluno; levar à direção/coordenação dados sobre as condições de aprendizagem do aluno; participação das reuniões de estudo de caso, realizadas na escola; análise de casos junto com a coordenação, para fazer os encaminhamentos para avaliações/
atendimentos complementares; organização
do espaço físico da sala de aula para atender
às necessidades educacionais do aluno; utilização de recursos e materiais pedagógicos adaptados, seguindo orientação de outros
profissionais; acompanhamento
do desenvolvimento do aluno, por meio de
avaliações e registros sistemáticos; orientação às famílias dos alunos,
para envolvê-las no processo de avaliação e escolarização; fazer modificações nos conteúdos, na metodologia, nas estratégias de ensino e
instrumentos de avaliação, garantindo a participação efetiva do aluno nas
atividades.
E do professor do AEE: elaboração, execução e avaliação do plano de AEE do aluno; definição do cronograma e das atividades
do atendimento do aluno; organização
de estratégias pedagógicas e
identificação e produção de recursos acessíveis; ensino e desenvolvimento das atividades próprias do AEE, tais como: libras, braille, orientação
e mobilidade, língua portuguesa para alunos surdos, informática acessível;
comunicação alternativa e aumentativa – CAA, atividades de desenvolvimento das
habilidades mentais superiores e atividades de enriquecimento curricular; acompanhamento da funcionalidade e usabilidade dos recursos de tecnologia
assistiva na sala de aula comum e ambientes escolares; articulação com os professores das classes comuns, nas diferentes etapas e
modalidades de ensino; orientação
aos professores do ensino regular e as
famílias sobre os recursos utilizados pelo aluno; interface com as áreas da saúde, assistência, trabalho e outras.
E os pais/família ou responsáveis: organizar-se
para cobrar da sociedade a garantia de seus direitos, desenvolver valores
hábitos e ideias sobre as coisas e o mundo para promover a compreensão da
diversidade e favorecer a inclusão social e a aprendizagem da pessoa com
deficiência; estar presentes em todos os momentos escolares e sociais,
participar das decisões, comprometerem-se com a vida escolar do filho
participando ativamente desse processo apoiando o professor, lutar por melhores
condições de vida para todos. A construção de uma sociedade inclusiva começa na
família e os pais são os principais agentes.
Na Sala de Recursos Multifuncionais
da Escola Assis Brasil Martins Bitencourt são atendidos 30 alunos com
deficiências e /ou transtornos uma ou duas vezes na semana atendendo as
necessidades de cada aluno.
De 21 a 28 de agosto acontece a XIX Semana da Pessoa com Deficiência, promovida pela equipe, alunos, pais e comunidade escolar da Escola Especial Romeu Dedé Ribeiro. Os profissionais do AEE da Escola Assis Brasil também se fazem presentes na organização e realização deste evento.
Responsáveis pelo AEE
Francisca de Freitas Jaques
Simone Barbieri
Vanessa Lemos Amorim